Chuva castiga o Espírito Santo

Bairros alagados, lojas destruídas, estradas interditadas, deslizamentos de terra, queda de muros estão entre os prejuízos causados pelas chuvas. Espírito Santo em estado de alerta.

A chuva castiga o Espírito Santo. Dezenas de municípios foram atingidos pelo temporal que chegou ao Estado na madrugada deste sábado (18) e permaneceu durante toda a manhã.

O último boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros, confirma o que vídeos e fotos enviados por internautas de ES Brasil já haviam mostrado. Bairros alagados, moradores ilhados, comerciantes no prejuízo, deslizamento de terra.

Das 11 horas da manhã de ontem, às 11 horas da manhã deste sábado foram registrados 215mm de chuva em Guarapari; 214mm em Cariacica; 191 mm em Serra; 172mm em Vila Velha; 155mm em Vitória e 127mm em Viana. Para se ter uma ideia do quanto esse volume é impactante, na capital capixaba eram esperados 72mm para todo mês de maio. O estado é de alerta

“Estamos acompanhando de perto a situação das chuvas no Espírito Santo. Recomendamos muita cautela e cuidado a todos para evitarmos prejuízos maiores. O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros, está prestando todo auxílio aos municípios. No site e nas redes sociais do Governo você encontra os telefones de todas as Defesas Civis Municipais”, destacou o governador Renato Casagrande.

A Terceira Ponte, principal via de acesso entre Vila Velha e Vitoria, que registra mais de 70 mil carros por dia trafegando por ela, teve uma das vias interditadas, em consequência do temporal.

O sistema de bombas de Vila Velha, precisou ficar desligado por um tempo, porque a estação havia sido tomada pelas águas e poderia queimar o equipamento, segundo explicação da Defesa Civil do município. O volume de chuva que atingiu a cidade é mais que o dobro previsto para todo o mês de maio. “As secretarias municipais seguem o plano de contingenciamento, mantendo suas equipes em prontidão 24h para o atendimento de eventuais ocorrências. Sobretudo com atenção especial ao funcionamento das estações de bombeamento, ao monitoramento de áreas de risco e de encostas, limpeza de bueiros, atendimento em saúde e emergencial”, afirma nota enviada à imprensa.

Ainda na Grande Vitória, o município da Serra também foi bastante atingido. O prefeito Audifax Barcelos percorreu alguns bairros, acompanhando a força-tarefa das secretarias de Defesa Social, Serviços, Obras, Saúde e Educação.

A prioridade da Defesa Civil tem sido atender as solicitações para remoção de pessoas adoentadas que estão com dificuldades de sair de suas casas. Em casos de necessidade, a Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umesf), Professor Élson José de Souza, em Jaburuna, já foi reservada para receber desabrigados.

E a previsão é para que haja mais chuva neste domingo, dia 19 de maio.

Chuva castiga o Espírito Santo

Nos municípios atingidos, há registros de quedas de muros, barrancos, paredes de casas, abertura de buracos em vias e alagamentos, impedindo o fluxo de pessoas e veículos. A orientação é para que os moradores mantenham a calma, evitem sair de suas casas e ao menor sinal de perigo acionem a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 99895 0100 ou  Corpo de Bombeiros no 193.

Em caso de sinais de trincas, deslizamentos e emergências causadas pelas chuvas, a orientação é para que as pessoas se afastem do local de risco e acionem a defesa civil do seu município (confira a lista aqui)  ou o Corpo de Bombeiros.

Ônibus

A Ceturb-ES informou que, por conta das fortes chuvas, a circulação dos ônibus do Sistema Transcol está prejudicada. Vários pontos de alagamento nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra estão impedindo o tráfego de veículos ou acarretando atrasos em diversas linhas.

Algumas linhas rurais estão realizando apenas viagens parciais (até onde é possível ir). As linhas do Terminal Laranjeiras estão realizando itinerário por Taquara, via Avenida Norte Sul. As linhas do Terminal Carapina estão passando por José de Anchieta e saindo em Jardim Tropical.

Os municípios mais afetados são Vila Velha e Cariacica. Todas as linhas troncais (que vão de terminal a terminal) estão com dificuldade de operar. Assim que a situação das vias voltar ao normal, o sistema voltará a operar integralmente.

Registros

Veja algumas fotos enviadas por nossos internautas de Vila Velha. E confira também alguns videos de locais diversos em nosso Facebook.

 

 

 

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!