- Continua após a publicidade -

China promete retaliar se McCarthy encontrar líder de Taiwan

Para Pequim, uma reunião com McCarthy seria vista como provocação prejudicial à soberania da China

A China prometeu retaliar se o presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Kevin McCarthy, se reunir com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, durante parada planejada dela na Califórnia na próxima semana, alimentando ainda mais as tensões em torno de uma visita que deve testar as relações entre Pequim e Washington.

Tsai deverá se encontrar com McCarthy e outros congressistas republicanos na cidade californiana de Simi Valley, ao retornar de viagens a Guatemala e Belize. Será a segunda de duas paradas planejadas nos EUA.

Uma reunião com McCarthy seria vista por Pequim como provocação que prejudica a soberania da China, disse Zhu Fenglian, porta-voz do escritório chinês para assuntos de Taiwan, durante coletiva em Pequim nesta quarta-feira, 29.

- Continua após a publicidade -

“Nos opomos firmemente a isso e definitivamente tomaremos medidas, em resposta”, disse a porta-voz, sem dar mais detalhes

Pequim considera Taiwan parte do território chinês e há tempos se opõe a encontros entre líderes taiwaneses e autoridades de alto escalão dos EUA.

Após visita a Taiwan pela antecessora de McCarthy, a democrata Nancy Pelosi, em agosto do ano passado, líderes chineses reagiram lançando mísseis sobre a ilha e conduzindo exercícios militares que na prática bloquearam seu território. O governo chinês também interrompeu discussões com os EUA sobre mudanças climáticas e outros assuntos.

Tsai embarcou em um voo nesta quarta-feira com destino a Nova York, onde fará a primeira de suas paradas. Em breve comentário feito no Aeroporto Internacional de Taoyuan, nos arredores de Taipé, ela disse que não irá “ceder a pressões externas”, sem fazer menção direta à China.

- Continua após a publicidade -

“Taiwan irá firmemente trilhar o caminho da liberdade e da democracia e se tornará global. A estrada tem sido difícil, mas Taiwan não está sozinha”, disse Tsai. “Estamos tranquilos e confiantes,” acrescentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Com informações de Agência Estado

Leia Mais

Acordo com o Irã será significativo ou não...
Escala 6×1: oposição reage à PEC; confira
ONU agenda votação sobre Estreito de Ormuz
Petróleo sobe até 0,49% após acordo preliminar EUA-Irã
China promete redobrar autossuficiência tecnológica diante rivalidade com...
Supertufão atinge Ásia e provoca fechamento de aeroportos,...
EUA rejeitam nova oferta do Irã; veja impacto
BTG/Nexus: no 2º turno, Lula tem 47% e...
Após mudanças nos EUA, China estuda nova reação
Dólar sobe com temor global e pressão do...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -