25.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Centros de dados inteligentes constroem um futuro ecológico

Fórum Global Digital Power de 2023: Possibilitar o sucesso das operadoras em meio à transição global para a ecologia e neutralidade carbônica

Aconteceu em Barcelona, na Espanha, o Fórum Global Digital Power no Mobile World Congress (MWC) de 2023. O tema do fórum foi ‘Possibilitar o sucesso das operadoras em meio à transição global para a neutralidade carbônica’. Operadoras, líderes do setor e especialistas de todo o mundo se reuniram para compartilhar visões sobre os setores globais de energia e TIC. Eles também compartilharam soluções inovadoras e práticas recomendadas para o desenvolvimento de uma infraestrutura energética sustentável e hipocarbônica, debatendo maneiras de ajudar as operadoras a atingir o sucesso na busca de um futuro mais verde.

Charles Yang, presidente de marketing global e serviços de vendas da Huawei Digital Power, fez um discurso sobre “Possibilitar o sucesso das operadoras em meio à transição global para a neutralidade carbônica”. Apesar do consenso global sobre o desenvolvimento sustentável, as operadoras continuam enfrentando várias dificuldades. Os custos de eletricidade não param de aumentar, é difícil reduzir as emissões de carbono e o crescimento estagnou

- Continua após a publicidade -

A Huawei é uma das empresas empenhadas em integrar tecnologias digitais e tecnologias eletrônicas de potência para ajudar as operadoras a atingir o sucesso na busca de um futuro mais verde. De acordo com Yang, as operadoras não podem mais ser apenas consumidoras de energia: elas precisam se tornar produtoras e capacitadoras em meio à transição global para a neutralidade carbônica.

Consumidoras de energia

As operadoras maximizarão sua eficiência energética para reduzir o consumo de energia, permitindo que cada watt alimente mais bits. As redes utilizarão tecnologias inteligentes de hibernação otimizada e economia de energia para reduzir o consumo energético. As unidades de telecomunicações serão simplificadas com a conversão de salas em gabinetes ou de gabinetes em postes, para melhorar sua eficiência energética em até 97%. Os centros de dados utilizarão resfriamento gratuito e sistemas de otimização energética gerenciados por IA para reduzir os níveis de PUE para 1,15

Produtoras de energia

As operadoras participarão da geração e regulamentação de energia para maximizar o valor de suas infraestruturas. Elas implementarão sistemas fotovoltaicos ou comprarão energia verde em unidades de telecomunicações, centros de dados e campus. O uso massivo de eletricidade também reduzirá os custos. Por fim, as operadoras economizarão e ganharão dinheiro com o uso de baterias de lítio em usinas virtuais de energia.

Capacitadoras de energia

Centros de dados inteligentes constroem um futuro ecológico
Empresários discutem a transição global para neutralidade carbônica – Foto: Huawei/Divulgação

As operadoras usarão tecnologias digitais como 5G, IA, nuvem e loT para permitir a gestão digital, a operação e manutenção inteligente e o fornecimento estável dos sistemas energéticos convencionais e renováveis. Elas possibilitarão a programação em toda a rede e previsões de falhas com base em IA, ajudando a construir sistemas de fornecimento de energia seguros, estáveis e eficientes

Yao Quan, presidente da Huawei Site Power Facility, explicou que as operadoras estão reduzindo as emissões de carbono e suas despesas de energia para atender às metas de neutralidade carbônica, assumir o aumento dos preços de energia, e acompanhar a implementação acelerada da rede 5G.

No entanto, o custo total de propriedade (CTP) e as emissões de carbono das soluções energéticas convencionais para unidades são muito elevados. Isso dificulta a evolução da rede e impede que as operadoras alcancem a neutralidade carbônica. Para resolver esses problemas, houveram propostas de soluções de energia que oferecem ‘Simplicidade Inteligente’, ‘Sustentabilidade Inteligente’ e ‘Economia Inteligente’. Como um elemento fundamental para o desenvolvimento de redes ecológicas e hipocarbônicas, essas soluções inteligentes para unidades ajudarão as operadoras a acelerar o cumprimento de suas metas de neutralidade carbônica.

Centros de dados por um futuro limpo

O mundo está se tornando carbonicamente neutro, digital e inteligente. Nesse contexto, os centros de dados devem possuir alta eficiência energética, sistemas de operação e manutenção altamente eficientes, e grande agilidade e disponibilidade para permitir o crescimento exponencial do poder de computação.

Foram apresentadas soluções para centros de dados de todas as dimensões, bem como soluções para o fornecimento de energia crítica. Essas soluções permitem que os centros de dados se tornem mais ecológicos, simples, inteligentes e confiáveis, facilitando o desenvolvimento inteligente e hipocarbônico do setor.

O fórum também recebeu vários especialistas que compartilharam suas visões sobre TIC ecológicas no setor energético:

  • Massamba Thioye, gerente de projetos do UNFCCC Global Innovation Hub, compartilhou suas perspectivas sobre ‘A transformação energética para um mundo carbonicamente neutro’
  • José Donoso, diretor geral da Union Espanola Fotovoltaica (UNEF) e presidente do Global Solar Council, compartilhou as ‘Tendências de uso de energia renovável no setor das TIC’.
  • Luís Neves, diretor executivo da GeSI, resumiu as ‘Tendências de milhares de setores na transformação energética’.
  • Hervé Suquet, vice-presidente da Orange, falou sobre como ‘Liderar o futuro: o desafio energético da Orange’.
  • Anastasios Koumparos, diretor de gestão de energia da Vantage Towers, discursou sobre ‘As torres do bem: possibilitar um futuro mais verde’.
  • Fred Mitchell, diretor técnico da K2, compartilhou a ‘Prática de construir um centro de dados ecológico’
  • Seppo Ihalainen, diretor executivo da VerneGlobal Finland, apresentou as práticas recomendadas da empresa em um discurso intitulado ‘Rumo a um centro de dados sem carbono’

O tema do MWC 2023 é a Velocidade. O progresso tecnológico está acelerando e a neutralidade carbônica está na moda. A Huawei continuará investindo em inovação, integrando tecnologias digitais e tecnologias eletrônicas de potência, e trabalhando com clientes e parceiros globais para acelerar a neutralidade carbônica. Juntos, ajudaremos as operadoras a atingir o sucesso na busca de um futuro mais verde.

Com informações de Agência Estado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA