23.1 C
Vitória
sexta-feira, 18 junho, 2021

Casagrande reaproxima Espírito Santo dos EUA

O governador Renato Casagrande se reuniu com o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman; presidentes e diretores de empresas capixabas

Por Josué de Oliveira

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, de um encontro on-line com o tema “As Perspectivas das Relações EUA-Brasil e o Estado do Espírito Santo”.

A reunião contou com a presença do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman; presidentes e diretores das principais empresas capixabas e brasileiras, além de executivos e representantes do setor privado.

A reunião estratégica marcou a retomada das atividades no Estado da maior Câmara Americana de Comércio (Amcham) entre as 117 existentes fora dos Estados Unidos.

Até abril deste ano, as exportações capixabas para os EUA aumentaram 54,5%, atingindo um total de quase US$ 1 bilhão, aponta o Monitor de Comércio da Amcham Brasil. Durante o evento, os participantes analisaram as oportunidades comerciais do Estado em 2021.

“Ter a Amcham aqui é um passo importante. Nós temos características competitivas no Espírito Santo. Bom diálogo, boa gestão fiscal e somos um Estado seguro em relação a sua organização interna, além disso temos o Fundo Soberano, a menor taxa de mortalidade infantil, a segunda maior longevidade e o melhor Ensino Médio do País”, destacou o governador.

Casagrande lembrou a atuação de empresas americanas em solo capixaba, assim como empresas locais atuando nos Estados Unidos. “A expectativa é de que a Câmara de Comércio nos ajude a conectar mais aos governos e às entidades empresariais americanas”, acrescentou.

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, frisou que este é um momento muito importante do relançamento do capítulo da Amcham no Estado do Espírito Santo:

“É muito fácil ter ideias, mas o mais importante é a execução e saber quem são as pessoas que vão tornar as ideias realidade. E vocês estão fazendo isso hoje, com o relançamento deste capítulo da Amcham”, disse.

Amcham

Criada como uma clássica câmara de comércio, em 1919, a Amcham Brasil se tornou uma entidade de escopo mais amplo. A Amcham tem sua atuação baseada em dois pilares centrais: defesa da livre iniciativa privada no Brasil e das relações entre o País e os Estados Unidos. São cerca de cinco mil empresas associadas, em 14 cidades, sendo 85% delas brasileiras.

Em 2021, a Amcham anunciou que sua atuação no Espírito Santo terá três objetivos principais: facilitar o intercâmbio comercial; o relacionamento executivo entre corporações de todos os portes e a troca de ações e soluções empresariais para a retomada da economia em todos os setores e regiões do País.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade