Ex-secretário de Esportes Junior Abreu substituirá Davi Diniz na Casa Civil
Por Robson Maia
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou nesta quarta-feira (6) o ex-secretário de Esportes Júnior Abreu para o cargo de secretário da Casa Civil. Ele substituirá Davi Diniz, que foi eleito na última segunda-feira (4) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES).
O anúncio de Casagrande foi feito nas redes sociais. O nome de Abreu vinha sendo ventilado nos bastidores, sobretudo pela filiação do novo secretário ao PDT, partido que compõe a base do governo estadual.

Na última gestão de Casagrande, Junior Abreu chefiou a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). Entre os anos de 2019 e 2022, Abreu participou ativamente da elaboração de programas ligados ao desenvolvimento da cultura esportiva capixaba, como o Compete Esportivo e Voe Atleta ES. Ele ocupava o cargo durante a finalização de obras de reestruturação do Estádio Estadual Kleber José de Andrade, em Cariacica.
No novo mandato, Abreu cedeu a chefia da Sesport para José Carlos Nunes, filiado do PT. Até então, Junior Abreu estava ocupando a posição de diretor de relações institucionais na Cesan.
Com a eleição de Davi Diniz para o cargo de conselheiro do TCE-ES e nomeação oficializada pelo Executivo estadual na tarde da última terça-feira (5), abriu-se a vaga para a Secretaria da Casa Civil. A resposta do Governo do Estado para o novo nome foi rápida.
Quem é Junior Abreu?
Auditor fiscal concursado da Prefeitura da Serra (PMS/ES), Junior Abreu é graduado em Administração, com especialização em Planejamento e Gerência de Operações pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O novo secretário da Casa Civil possui experiências em gestão pública desde 1984, quando ingressou na PMS, desempenhando, posteriormente, outras funções no Governo do Estado do Espírito Santo e no Senado Federal.
Além do cargo de secretário de Esportes, Abreu possui atuações como secretário de Finanças da Serra (2011 e 2012) e de Aracruz (2013 a 2015).