26.6 C
Vitória
sexta-feira, 12 abril, 2024

Cariacica é o município que mais reduziu assassinatos e feminicídios na Grande Vitória em 2022

Para o prefeito Euclério Sampaio, o resultado é fruto de ações integradas entre as forças de segurança pública

por Pedro Paulo Biccas Jr.

Levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) aponta que Cariacica foi o município da Região Metropolitana da Grande Vitória que mais reduziu o número de homicídios em 2022 em relação ao ano anterior. Em 2021, foram registrados 138 assassinatos, contra 122 no ano que chegou ao gim, uma queda de 12%. Cariacica também é a cidade que teve o maior queda de feminicídios no ano passado. Os resultados foram comemorados pelo prefeito Euclério Sampaio (União Brasil), que atribui os feitos ao trabalho em conjunto que o Município, por meio de sua Guarda Civil, realiza com as Polícias Militar e Civil, além das forças federais:

- Continua após a publicidade -

“Como diz sempre o nosso governador (Renato Casagrande), enquanto perdermos uma vida, não há motivos para comemorar. No entanto, a redução de 12% no número de homicídios mostra que Cariacica está fazendo muito bem o seu dever de casa. O Município investe cada vez mais na Guarda Civil, enquanto o Governo do Estado também investe nas forças policiais por meio da Sesp. Vamos continuar trabalhando para reduzir ainda mais a violência em Cariacica”, disse o prefeito Euclério Sampaio que é investigador de Polícia aposentado.

Também em 2022, Cariacica obteve outro feito positivo na segurança pública: reduziu de 11 (número de 2021) para sete o número de mulheres assassinadas por apenas serem mulheres (crime de feminicídio). Dentre os demais municípios da Região Metropolitana, o único a registrar queda, depois de Cariacica, foi Guarapari: de cinco mortes para três.

No geral, o Espírito Santo terminou o ano de 2022 com 998 homicídios. Pela segunda vez, em 26 anos, o Estado alcançou a marca de menos de mil mortes violentas, sendo o melhor resultado em 2019, com 987. Ao todo, foram 5,9% de redução em relação a 2021, sendo decréscimo de 63 assassinatos. Em todo o Estado, o número de feminicídios também caiu: foram 107 casos em 2021, contra 91 em 2022.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA