24.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Capixabas estão entre os 100 melhores artesãos do Brasil

Lista com os nomes dos vencedores do Prêmio Sebrae TOP 100 foi divulgada no final de setembro

Por Patrícia Battestin

Os artesãos Mikka Wentz e Mestre Domingos Teixeira Marques representaram o Espírito Santo no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato e entraram para a lista dos melhores do país.

- Continua após a publicidade -

A quinta edição da premiação recebeu a inscrição de 1.208 artesãos de todas as regiões do país. E os dois capixabas encheram o estado de orgulho. “Para nós, é um orgulho termos capixabas nesta lista com 100 artesãos que serão reconhecidos nacionalmente. Esta é uma premiação que abre portas para que os produtos capixabas acessem outros mercados e sejam ainda mais valorizados e reconhecidos”, destaca o analista do Sebrae/ES Guilherme Pella.

Mikka Wentz - Luminária
Luminária produzida pela artesã Mikka Wentz. Foto: divulgação.

Mikka Wentz

Mikka Wentz transforma em arte papeis feitos a partir de fibras naturais. A beleza dos arranjos, adornos e peças decorativas bionaturais estão conquistando o mercado capixaba e nacional.

Quem é noveleiro, com certeza já viu os produtos da Mikka nas telinhas, e no horário nobre. Ela já chegou a produzir mais de 8.500 mil flores para uma única cena. A artesã utiliza papéis de diferentes fibras, desde as mais frágeis, como fibras de cebolas, até o sisal e fibra de abacaxi, entre outras. Segundo ela, o diferencial do seu negócio, e o que faz com que o seu artesanato conquiste tantos públicos, está na sustentabilidade e no encantamento provocado pelos produtos.

“Eu sempre acreditei que o diferencial era o engajamento com a questão do ecoproduto e essa visão de cuidado com o meio ambiente e preservação da própria natureza humana, mas em uma consultoria do Sebrae/ES entendi que vai além disso. O diferencial é que eu conto uma história através das fibras para emocionar as pessoas. E agora eu estou contando a história do Ticumbi”, explica Mikka.

A coleção Folhas e Flores do Ticumbi faz uma alusão ao folclore capixaba com a apresentação de três produtos: uma luminária de flores, adornos com folhas e cabaças e contas de madeira, e o arranjo de flores.

“Os três produtos são releituras de três períodos críticos que passei no estúdio: o pré-pandêmico, quando fiz as primeiras luminárias; o pandêmico quando criei os adornos para uma grande empresa, e o pós pandemia, quando retornei com a produção de flores, que sempre foram um sucesso”, relata.

E foi com esta coleção que Mikka se posicionou entre os 100 melhores artesãos do Brasil, conquistando o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.

Mestre Domingos
Mestre Domingos Teixeira Marques está entre os vencedores do Prêmio Sebrae TOP 100. Foto: divulgação

Mestre Domingos Teixeira Marques

O congo sempre esteve presente na vida do artesão Mestre Domingos Teixeira Marques, que começou a produzir casacas ainda na infância.

“A minha atuação como artesão teve início na minha infância, mais precisamente aos oito anos de idade, auxiliando meu saudoso avô Ursino Pereira a confeccionar instrumentos para os grupos de Congo, Jongo e Folia de Reis do município de São Mateus. Entre os instrumentos, confeccionávamos o “reco-reco” de bambu, que após alguns anos foi sendo transformada na atual casaca. Posso dizer que a minha prática na confecção da casaca foi aperfeiçoada por volta dos onze anos, quando já conseguia esculpir o rosto do negro e cabelo do índio cobrindo a orelha”, relembra.

A paixão do avô pelo instrumento e a dedicação pela preservação da cultura dos povos foi o que inspirou o Mestre Domingos, que sempre viu o envolvimento de pessoas de todas as idades, que tinham como único objetivo a diversão. Para ele, produzir as casacas é contar a história de uma cultura através da arte.

O título de Mestre não veio à toa. Aos 16 anos, era ele quem produzia os instrumentos da banda de Congo Folclórico de São Benedito, dirigida, na época, pelo Mestre Antônio Rosa. Hoje, ele é conhecido por atuar como Mestre de congo e Mestre artesão, de onde tira o sustento da família e tem orgulho de fomentar a cultura capixaba.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA