27.2 C
Vitória
sexta-feira, 23 abril, 2021

Cachoeiro vai economizar R$ 4 milhões com digitalização de processos

O projeto Cachoeiro Digital vai facilitar a vida do cidadão e agilizar os processos

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, está investindo em uma plataforma de digitalização de processos e espera economizar até R$ 4 milhões por ano com armazenamento de documentos.

Com o novo projeto, nomeado como Cachoeiro – Cidade Digital, cidadãos e empreendedores não precisarão mais se deslocar até as repartições públicas para solicitar serviços e acompanhar a tramitação, como nos casos de pedidos de licenciamento, por exemplo. Todos os processos internos das unidades administrativas da Prefeitura também ocorrerão de maneira 100% informatizada.

O objetivo é dar mais agilidade, segurança e transparência aos processos e reduzir custos com a gestão das informações municipais. Por ano, são protocolizados, aproximadamente, 80 mil processos na Prefeitura de Cachoeiro. O acervo do poder público municipal está armazenado em 40.578 caixas, contendo, aproximadamente, 676.300 processos e cerca de 21 milhões de folhas de papel.

“Um processo que demoraria três semanas para tramitar, por exemplo, poderá ser concluído em três dias com o sistema digital, dependendo da situação. No sistema anterior, além do custo para armazenamento de todo o material, existia o risco da perda de páginas dos processos físicos. Os documentos em papel que ainda necessitam ser guardados também serão digitalizados gradativamente”, explica o secretário municipal de Fazenda, Márcio Guedes.”

Os processos que estavam tramitando antes de a plataforma digital ser lançada estão sendo inseridos no novo sistema de forma gradual, e o usuário já pode fazer a consulta sobre tramitação na nova plataforma utilizando o número de protocolo. Por conta do período de transição, alguns serviços, presenciais ou pelo site da prefeitura, podem apresentar atrasos ou ficar temporariamente inoperantes.

“Estamos sempre buscando inovações para tornar a gestão pública cada vez mais eficiente. O processo digital simplifica procedimentos e facilita o acesso a documentos e traz uma série de benefícios, inclusive de preservação do meio ambiente”, destaca o prefeito Victor Coelho.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade