25.9 C
Vitória
segunda-feira, 17 DE março DE 2025

Golpe do boleto falso: confira as dicas para evitar o prejuízo

Verificar se o código de barras do boleto começa com o código do banco emissor está entre as dicas para evitar o golpe 

Amanda Amaral 

Os famosos boletos bancários ainda são uma das principais forma de pagamento de contas no Brasil. E por esse motivo, também são alvo dos mal-intencionados. Portatno, é necessário estar atento para não cair em golpes.

Para combater os boletos falsos, diversas instituições financeiras disponibilizam em seus sites e redes sociais dicas para os consumidores fugirem dessa armadilha. É o caso do Banestes, Sicoob, Bradescos, entre outras.

O Procon de Cariacica, por exemplo, divulgou algumas dicas para evitar que esse crime faça mais vítimas. Entre elas, sempre verificar o remetente do e-mail e desconfiar de mensagens desconhecidas ou com erros de escrita. Ou seja, evite links recebidos por e-mail ou aplicativos de mensagens.

Outra recomendação é conferir, antes de efetuar o pagamento, os dados do beneficiário, CNPJ e banco emissor e também os comparar com informações anteriores da empresa. No caso de cair em um golpe, o Procon de Cariacica orienta registrar um boletim de ocorrência e comunicar a instituição financeira envolvida.

Confira as dicas:

LEIA MAIS
Câmeras tagarelas mostram eficiência na segurança pública na Serra Câmeras tagarelas mostram eficiência na segurança pública na Serra - Confira como funciona esse tipo de fiscalização, que visa inibir infratores de cometer crimes em transportes públicos e vias municipais
A redução de homicídios é resultado do trabalho integrado entre Forças de Segurança e outros órgãos para a Sesp. Foto: Divulgação/Governo do Estado ES: queda de homicídios em fevereiro é a menor em quase 30 anos - Também foi registrado o menor patamar de homicídios para o primeiro bimestre totalizando 136 casos, em 2025 contra 140, em 2024

Confira o código de barras

O código de barras do boleto deve sempre começar com o código do banco emissor, que pode ser conferido em listas oficiais dos bancos. Verifique se o código de barras condiz com os números apresentados no boleto e com o banco emissor.

Utilize sites e aplicativos oficiais

Ao emitir boletos de pagamento, certifique-se de que está utilizando o site oficial da empresa ou banco. Evite clicar em links recebidos por e-mail ou mensagens de texto que possam redirecionar para páginas falsas.

Atualize seus programas de segurança

Mantenha seu antivírus, firewall e sistemas de segurança digital atualizados para reduzir o risco de interceptação de boletos ou dados sensíveis.

Evite redes de Wi-Fi públicas após pagamentos

Ao realizar transações bancárias ou pagamentos online, evite utilizar redes públicas de Wi-Fi, que podem ser alvo de hackers e golpistas.

Guarde comprovantes de pagamento

Sempre guarde os comprovantes de pagamento e, se possível, faça o acompanhamento do pagamento no site da empresa para garantir que foi creditado corretamente.

Fonte: Procon de Cariacica. 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA