“Escritos do Patrimônio”, da vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil-ES (IAB/ES), Drª Luciene Pessotti aborda ações de preservação do realizadas no Estado
Por Mariah Friedrich
A biblioteca do Capitólio, Congressos dos Estados Unidos, em Wshington DC incorporou ao seu acervo o livro “Escritos do Patrimônio”, escrito pela professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes Drª. Luciene Pessotti.
A obra da vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Espírito Santo (IAB/ES), com a coautoria do Dr. Pedro Henrique Cabral Valadares, da Universidade Estadual de Pernambuco (UEPE), e do Dr. Nelson Pôrto Ribeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aborda temas de preservação dos patrimônios culturais, discutindo valores históricos e estéticos e práticas ideais para conservação e restauração.
Ao longo de sete capítulos, os autores apresentam estudos de caso em âmbito nacional e internacional e questões teóricas sobre conservação e restauração de monumentos e sítios históricos. O livro dedica especial atenção aos bens culturais de Vila Velha, como o Forte de São Francisco Xavier da Barra e o Sítio Histórico da Prainha, ressaltando a importância de preservá-los com integridade e autenticidade.
De acordo com Luciene Pessotti, em geral os bens culturais são um conjunto de artefatos, imóveis, tradições e manifestações herdades de gerações anteriores, construídos “através de uma profunda relação entre a sociedade e estes bens”, aponta a autora, que destaca a importância dos vínculos de identidade e pertencimento estabelecidos pelos bens culturais.
A professora considera que um dos maiores desafios atuais para a preservação dos bens culturais no País é a construir o entendimento dentro da sociedade sobre o valor deste patrimônio coletivo. O livro será estará disponível em breve na plataforma do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/ES e da Editora Milfontes.