A pousada Aero Sofiste, no Caparaó, oferece imersão no mundo da aviação com uma suíte montada em um antigo jatinho
Por Amanda Amaral
Um antigo jatinho executivo foi transformado em uma suíte de luxo na Pousada Aero Sofiste, em Divino de São Lourenço, região do Caparaó, no Sul do estado. Nesta sexta-feira (18), às 19 horas, acontece a inauguração com um jantar especial.
A ideia do proprietário Joarez Sofiste com a pousada é proporcionar uma experiência imersiva no universo da aviação. Com a cabine do piloto preservada em seu estado original, o veículo modelo Gulfstream G-159 acomoda duas pessoas e permite que os visitantes tirem fotos vestindo trajes de comandante. O quarto conta com banheira de hidromassagem.
Além da aeronave-suíte, a pousada possui bangalôs temáticos que homenageiam aviões icônicos, como o Airbus A380-800. Os chalés, com dois andares, acomodam até quatro pessoas, e possuem hidromassagem e terraço aberto com vista panorâmica.
Divino São Lourenço
O ambiente foi projetado para proporcionar bem-estar, com soluções sustentáveis e arquitetura pensada em cada detalhe. Joarez Sofiste é natural de Divino São Lourenço, e assinou um projeto autoral, no qual para ele, cada detalhe traduz afeto e identidade.

A Serra do Caparaó é conhecida em todo o Brasil por seus cafés especiais premiados e suas cachoeiras de águas límpidas, além das trilhas que levam a picos como o Pico da Bandeira, o terceiro mais alto do país.
Após servir executivos da Ford nos Estados Unidos e no Brasil, e mais tarde operar como táxi aéreo para artistas e empresários, a aeronave foi comprada pela família Sofiste, fundadora da pousada. A instalação da aeronave na hospedagem foi um desafio logístico: o jatinho foi desmontado em Curitiba, Paraná, e transportado em partes por caminhões até a região do Caparaó, cheia de curvas sinuosas.
Gastronomia

Outro destaque é o restaurante Hangar, aberto ao público, com gastronomia autoral assinada pelo chef Luiz Santo, que traz experiência internacional e foco em ingredientes locais, cortes nobres, fermentações naturais e caldos artesanais. O restaurante funcionará para almoço e jantar nos finais de semana. Lá também será servido café da manhã (incluso na diária) para hóspedes, não-hóspedes somente mediante reserva.
A estrutura da pousada ainda inclui piscina térmica com bar molhado, amplo estacionamento, sistema de energia solar, biodigestor e um espaço para eventos com capacidade para até 350 pessoas.
Serviço:
Local: Pousada Aero Sofiste, em Limo Verde, Divino de São Lourenço, Serra do Caparaó, ES.
Inauguração: 18/07, às 19h.
Informações e reservas: (28) 99881-4874.
Instagram: @aerosofiste
Fonte: Pousada Aero Sofiste.


