24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Aulas presenciais retornam a partir de 1º de março em escolas municipais e estaduais no ES

Unidades têm de 3 fevereiro até 1º de março para organizar a retomada

Por Dayane Paradizzo

As atividades presenciais nas escolas das redes municipais e da rede estadual já têm data de retorno. A decisão foi comunicada por meio de uma coletiva de imprensa virtual, realizada pela Secretaria do Estado de Educação, na manhã desta quinta-feira (28). Para a retomada, as escolas devem respeitar os protocolos sanitários para a prevenção do coronavírus.

- Continua após a publicidade -

O secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, afirmou que a decisão foi um consenso entre todas as redes e o retorno acontece a partir do dia 3 de fevereiro. Ele ressalta ainda que os gestores municipais têm liberdade para escolher como se dará essa volta, porém, após o dia 1º de março, todas as unidades devem estar abertas e realizando atividades presenciais, de forma integral ou seguindo o modelo híbrido.

“Aqueles que já estavam prontos para começar, vão começar. O governo estadual, por exemplo, vai começar com o modelo presencial híbrido no dia 4. Outras redes, ao longo do mês de fevereiro, também darão início ao seu calendário letivo de 2021, no modelo híbrido ou no modelo remoto. Mas a partir de 1º de março, independente de como cada rede voltará, todas terão escolas abertas para atividades presenciais, seguindo a decisão de cada gestor sobre como isso se dará”, afirmou.

O secretário explicou ainda que o retorno será baseado também no mapa de risco, que classifica o potencial de contágio do coronavírus em cada cidade: “A decisão sempre tem como referência o mapa de risco. Em municípios que a classificação estiver moderada ou baixa, as escolas podem abrir. Enquanto em um local o risco for alto, a escola ficará fechada, independente de ter adotado o modelo híbrido ou presencial.”

Pesquisa nos municípios

A União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) realizou, ainda, um questionário sobre as possibilidades de retorno às atividades presenciais. Segundo o levantamento, 3 municípios decidiram pela retomada de forma totalmente presencial, 24 municípios de forma remota e 35 municípios de forma híbrida. Outros 15% ainda não definiram como acontecerá a volta às aulas.

Quanto às unidades de educação infantil, 26% dos municípios retornarão com as atividades de forma semipresencial, 27% dos municípios decidiram não retornar e 48% ainda não têm uma definição.

“A atividade presencial é aquela que tínhamos antes da pandemia. O oposto disso é a atividade remota. O modelo híbrido é o meio-termo, com atividades presenciais e atividades remotas”, explicou Vitor de Angelo sobre as modalidades.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA