25.9 C
Vitória
quarta-feira, 1 maio, 2024

Auditores do Prodfor se juntam em Encontro Anual de Auditores do Prodfor

Auditores do Prodfor se juntam em Encontro Anual de Auditores do ProdforDurante esta quarta-feira (27), foi realizado no edifício da Findes, às 8h, o Encontro Anual de Auditores do Prodfor. O encontro tem o objetivo de reforçar e fazer uma “reciclagem” nos auditores do programa, abordando questões como código de ética, imparcialidade, redação das não-conformidades e diversos outros pontos.

Estavam presentes na ocasião cerca de 50 auditores, o coordenador executivo do Prodfor, Luciano Raizer, o coordenador do grupo técnico de auditorias do Prodfor, Rômulo Oliveira Vargas, o coordenador técnico de auditoria SGA e SGSS do Prodfor, Giovanni Angius, as assistentes técnicas no cargo de secretária executiva do Prodfor, Adriene Gaigher e Kezia Lucas, e a assistente administrativa na secretaria do Prodfor, Adriana Lopes Nascimento.

- Continua após a publicidade -

Segundo o coordenador executivo do Prodfor, Luciano Raizer, o encontro tem o objetivo e a importância de atualizar os auditores para que eles possam estar bem preparados, conhecedores das normas, regras, procedimentos e dos métodos de auditoria, realizando boas auditorias. “Nossa expectativa é da melhoria contínua. Ao realizar esses encontros de reciclagem, nossa intenção é que a gente vá melhorando continuamente os auditores que já são mais experientes e os auditores que estão em formação. Queremos que as mantenedoras do Prodfor tenham a confiança de que as auditorias do Prodfor estão sendo bem feitas”, afirma.

Na opinião dos auditores, o encontro é muito proveitoso e fundamental para todos. Segundo Heraldo Ramos de Calda Brito, auditor e integrante do comitê executivo da ArcelorMittal Tubarão o encontro é uma reciclagem de um dos elos mais importantes do programa: o auditor. “Esse encontro é muito importante. Nele, podemos discutir alguns casos práticos, reforçar os procedimentos do programa e também fazer troca de experiências”, conta.

E Luiz Gustavo Santana, auditor e integrante do comitê técnico da Samarco, concorda que a troca de experiências é uma ótima oportunidade que o encontro oferece. “Essa interação entre os auditores mais experientes e os auditores mais novos é fundamental. Eles podem atualizar os mais velhos com as teorias e os mais velhos podem falar das práticas que já vivenciaram. Esse encontro mostra como o comprometimento do programa em manter um nível elevado na qualificação dos auditores”, fala.

De acordo com o coordenador do grupo técnico de auditorias SGA e SGSS do Prodfor, Giovanni Angius, o Encontro Anual de Auditores do Prodfor está previsto no regulamento do programa. “Esse encontro que está acontecendo hoje está previsto no Regulamento do Prodfor, ou seja, ele é um encontro regulamentado, e devido a isso ele tem que existir. Isso é positivo para que os auditores não percam seus conhecimentos e também não deixem de renovar esse aprendizado”, afirma.

Segundo o coordenador do grupo técnico de auditorias do Prodfor, Rômulo Oliveira Vargas, a importância desses auditores estarem reunidos, tanto os de mantenedoras, quanto os independentes, é tratar os pontos básicos do Prodfor, para que todos conheçam. “Nesse encontro nós mostramos o código de ética, que é muito importante, a parte comportamental do auditor. Citamos exemplos que acontecem na parte prática do auditor, para que sirvam de exemplo para melhorar o desempenho dos auditores. Eles saem daqui com conhecimento da parte comportamental, da estrutura do programa, da sequência de trabalho do auditor em uma auditoria e muitas outras”, finaliza.

Conheça o Prodfor

Criado em 1997, o Prodfor representa uma ação conjunta das principais empresas no Espírito Santo, para promover o desenvolvimento e a qualificação de seus fornecedores. O apoio e a coordenação são exercidos pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES). Participam do Prodfor, como mantenedoras, as empresas ArcelorMittal Cariacica, ArcelorMittal Tubarão, Canexus, Cesan, Chocolates Garoto, EDP Escelsa, Fibria, Flexibrás Tubos Flexíveis, Oi, Petrobras, Samarco e Vale. Todas as atividades desenvolvidas pelo Prodfor são acompanhadas pelo Comitê Executivo, formado por representantes das mantenedoras. O Comitê conta com um coordenador-geral e um suplente, que atuam coordenando e respondendo pelo programa. Para maior aprofundamento em algumas questões, também foram criados os Grupos Técnicos, com representantes das empresas mantenedoras. Há ainda uma secretaria própria criada pelo IEL-ES para dar suporte administrativo ao Prodfor. Atualmente, 478 empresas são certificadas pelo Prodfor.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA