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terça-feira, 30 abril, 2024

Assinada ordem para início das obras do Porto Central

Após quase seis anos desde que o Projeto do Porto Central, em Presidente Kennedy, foi anunciado pela empresa TPK Logística SA, foi assinada a autorização para o início das obras, nesta terça-feira (21), no Ministério dos Transportes, em Brasília.

“São mais de três anos de muita luta para que esse projeto alcançasse a autorização. Mas continuamos na batalha. O porto é super importante para todo o Espírito Santo, mas em especial para o desenvolvimento da nossa região Sul”, afirmou o senador Ricardo Ferraço, presente á assinatura. Também participaram o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Fernando Fortes, o deputado federal Evair de Melo (PV/ES) e o subsecretário de Estado de Logística, Transporte e Comércio Exterior, Neucimar Fraga.

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Assinada ordem para início das obras do Porto Central

No dia 18 de janeiro deste ano, a Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, responsável por regular e autorizar a exploração de atividade portuária no Brasil, publicou a Resolução nº 5.192 de 17 de janeiro de 2017, aprovando a assinatura do Contrato de Adesão entre o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e o Porto Central, tendo em vista o cumprimento das exigências legais. A previsão é que, na primeira fase das obras, cerca de 4800 empregos sejam gerados na região.

“Esse é mais um passo muito importante que torna ainda mais concretos os planos de crescimento esperados, não só para Presidente Kennedy, como para todo o Estado do Espírito Santo. A nossa cidade está preparada, nossa população está sendo capacitada. Acho que esse é um momento a ser comemorado por todos nós “, declarou a prefeita Amanda Quinta Rangel.

O Projeto

Assinada ordem para início das obras do Porto Central

O Porto Central é um complexo industrial portuário multipropósito, que será implantado por meio de uma parceria entre a TPK Logística SA e o Porto de Roterdã (Holanda), em uma área de aproximadamente 2.000 hectares. Trata-se de um porto de águas profundas com até 25 metros de profundidade, capaz de receber embarcações de grande calado, como os navios Valemax e VLCC’s – Very Large Crude Oil Carrier.

Esse complexo servirá grandes empresas dos setores de petróleo e gás, mineração, agrícola, de apoio à indústria offshore, assim como estaleiro e terminal de contêiner e carga geral que movimentarão cargas diversas como veículos, produtos siderúrgicos, coque de petróleo para cimenteiras, soja e fertilizantes, carvão, GNL, rochas ornamentais, entre outras.

Assinada ordem para início das obras do Porto Central

O porto está sendo desenvolvido no modelo de condomínio portuário, onde os empreendedores serão responsáveis pela infraestrutura portuária, terrestre e de utilidades (tais como dragagem, quebra-mar, cais e píeres e vias de acesso) e os clientes do Porto Central arrendam áreas para a implantação de suas respectivas indústrias e/ou terminais. Esse modelo reduz o investimento global e os custos operacionais para os nossos clientes, permitindo que os clientes dediquem os seus recursos às suas atividades fins. A ideia é que o empreendimento se torne um porto de classe mundial único no Brasil.

O Porto de Roterdã

O porto de Roterdã (português brasileiro) ou Roterdã (português europeu) é o maior porto marítimo da Europa. Localizado na cidade de Roterdão, na Holanda do Sul, nos Países Baixos. De 1962 até 2002, foi o porto mais ativo do mundo. Atualmente, foi ultrapassado por portos asiáticos como os de Singapura e de Xangai.

 Assinada ordem para início das obras do Porto CentralPossui 80 terminais, distribuídos em 90 Km de cais, onde se encontram cinco refinarias e nove usinas elétricas. Recebe 34 mil navios por ano e gerou 92 mil empregos. Em 2013, movimentou 12 milhões de contêineres e injetou 12 bilhões de euros na economia holandesa.

 

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