26.9 C
Vitória
domingo, 24 outubro, 2021

Artista israelense radicado no ES promove exposição no Centro de Vitória

A exposição “Os Sonhos de Quem Estamos Sonhando?”, de Yiftah Peled, proposta para o Museu de Artes do Espírito Santo, no Centro de Vitória, planeja fazer uma retrospectiva da jornada do artista, radicado no Brasil e morador de Vitória há 10 anos, integrando seus processos e vivências na capital

Como marco de seus trabalhos, Yiftah Peled nos convida a fazer parte de sua exposição, através de práticas artísticas colaborativas e oficinas educativas. Além de despertar a curiosidade dos visitantes de maneira provocativa e perspicaz a fim de ativar algumas de suas obras.

A inauguração da exposição será na próxima terça-feira (28) e ocupará o Museu até novembro. Intervenções externas também serão realizadas, com atividades que levantam questões como memórias e movimentos. A presença acontece dentro, fora e através do MAES, tendo como principal objetivo ocupar a cidade.

De acordo com a Coordenadora de Projeto Educativo, Adriana Magro, a lógica retrospectiva das obras flui como uma trajetória que mantém espectador e obra ativos para além do momento de visitação da exposição. A curadoria de Ananda Carvalho nos propõe a responder não somente à questão que dá título à exposição, mas também a refletir sobre quais são os nossos verdadeiros desejos. E para isso será necessário não ficar restrito apenas ao olhar.

Foto: Reprodução

Yiftah, através da performance, incentiva a presença ativa do público em suas exposições despertando também outros sentidos do corpo humano para além da visão.

O projeto expográfico é assinado por Flora Gurgel, e a concepção e produção executiva ficam por conta de Livia Egger.

As obras que possuem propostas de maior interação com o público foram adaptadas para seguirem de acordo com todos os protocolos sanitários contra Covid-19. A entrada de visitantes acontece com entrada máxima de 5 pessoas por vez. É possível receber grupos maiores desde que seja feito agendamento prévio através do email: [email protected] ou telefone: (27) 3132 – 8393.

Serviço

Os Sonhos de Quem Estamos Sonhando
Local: Museu de Arte do Espírito Santo – Av. Jerônimo Monteiro, 631 – Centro, Vitória – ES, 29010-001
Abertura da Exposição: Terça, 28 de Setembro, das 10h às 16h
MAES Vernissage: Terça, 28 de Setembro, às 16h
MAES Visitação: Terças – Sextas das 10h às 16h / Sábados e Domingos das 12h às 16h
MAES Entrada Gratuita – Uso Obrigatório de Máscara.

Sobre o Artista

Foto: Reprodução

Yiftah Peled Afula, Israel, 1964. Vive e trabalha como artista em Vitória, no Espírito Santo.Iniciou suas atividades em 1991 desenvolvendo projetos a partir de diferentes suportes, como instalação, ambientes, múltiplos, fotos, objetos, performance e intervenção urbana.

Participou em mostras como Bienal de São Paulo (1994), Projeto Parede MAM/SP (2011), Panorama de Arte Brasileira, MAM/SP (1999, 2005, 2010), Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (2019) e Festivais de Performance Verbo (2005, 2008, 2019). Desde 2009, coordena o espaço independente Contemporão que passou pelas cidades de Florianópolis, Vitória e São Paulo (desde 2018). O espaço Contemporão promove projetos artísticos transdisciplinares e interfaces entre as práticas de performance, participação e performatividade.

Em 2013, finalizou seu doutorado em Poéticas Visuais na ECA/USP, pesquisando performance e participação nas Artes Visuais e, desde 2012, atua como professor/pesquisador no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo onde desenvolve pesquisa e projetos artísticos junto a três grupos do CNPq: Práticas e Processos da Performance (3P), Diálogos entre Sociologia e Arte (DISSOA) e Grupo de estudo em curadoria.

Yiftah tem obras em acervo na FUNARTE, no Rio de Janeiro, RJ; no Museu da Gravura, em Curitiba, PR; no MAM em São Paulo, SP; e no MASC, em Florianópolis, SC.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade