32.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Artista capixaba Vilar lança seu livro na SP-Arte 2023

“Como artista local, minha preocupação ao decidir publicar essa obra é deixar um legado para o Estado”

A convite da Matias Brotas arte contemporânea, o artista capixaba José Carlos Vilar lançará seu livro “VILAR – fortuna crítica” no estande da galeria na SP-Arte 2023, maior evento de arte do Brasil, que acontece entre os dias 29 março e 02 de abril, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

Com curadoria e organização de Neusa Mendes, o livro constitui-se como um importante e necessário documento para contextualização, registro e divulgação da vasta e singular produção artística de José Carlos Vilar.

- Continua após a publicidade -

O percurso do artista é abordado apresentando-se uma documentação visual e textual pormenorizada do seu legado. Olhares investigativos são lançados sobre Vilar por meio de textos escritos por Nuno Ramos, Evandro Salles de Sá, Rosana Paste e João Wesley, em períodos distintos.

“Certamente não se pretende esgotar o assunto, mas habitar a produção poética do escultor. Esta publicação, portanto, não somente viabiliza e amplia o acesso à obra de Vilar a historiadores, curadores, estudantes de arte, colecionadores e ao público em geral, como também ocupa um lugar que coloca esse artista capixaba entre os mais importantes nomes da história da arte produzida no Espírito Santo, assim como em nível nacional”, pontua Neusa Mendes.

Com mais de 40 anos de trajetória e produção artística, segundo Vilar, o livro veio no momento certo da sua história, com amadurecimento artístico, no qual então decidiu compartilhar um pouco da sua experiência e conhecimento, por compreender a relevância da documentação de sua trajetória como forma de contextualizar e perpetuar o simbolismo da arte capixaba entre as gerações presentes e futuras.

“Como artista local, minha preocupação ao decidir publicar essa obra é deixar um legado para o Estado. Temos aqui grandes valores, bons artistas e, na minha observação, via o Espírito Santo ficar à margem do reconhecimento e da valorização dos seus atores, das pessoas que se dedicam ao processo criativo. O principal objetivo, sem dúvidas, é fomentar a discussão sobre o cenário artístico, o universo da escultura para os jovens talentos e entusiastas do segmento”, explica Vilar.

O lançamento do livro acontece no dia 31 de março, às 16 horas, no estande D1 da Matias Brotas.

Sobre o artista

José Carlos Vilar foi professor universitário e ministrou, durante trinta e cinco anos, no Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a disciplina de escultura, levando, assim, a sua experiência e seu saber a centenas de jovens e talentosos artistas. Foi, ainda, vice-diretor e diretor do Centro de Artes da Ufes por duas gestões. Vilar é referência na escultura capixaba e cria obras que convidam a reflexões imaginativas.

‌Programação MBac na SP-Arte

O lançamento do livro do Vilar no estande da Matias Brotas arte contemporânea é uma das diversas programações que a galeria vai promover dentro da feira e até fora dela. A galeria capixaba também lança no evento seu projeto o projeto ‘Séries MBac|Clube do Colecionador’, que será lançado na abertura da feira, dia 29 de março. A Matias Brotas traz séries exclusivas de um conjunto de artistas de expressiva produção na cena nacional e internacional da arte contemporânea, com obras em suportes e pesquisas singulares, firmando o compromisso da galeria em fortalecer o colecionismo de arte. Dentre eles, nomes como Raul Mourão, Marilá Dardot, Amália Giacomini, Ivan Grilo, Hugo Mendes, Claudio Alvarez, Matias Mesquita e Anna Costa e Silva.

Artistas representados pela galeria como Adrianna Eu, Adriana Vignoli, Arthur Arnold, José Bechara, Manfredo de Souzanetto, criaram obras exclusivas para o estande, que traduzem o momento atual de suas pesquisas, apresentando, a partir de suas poéticas, a relação que estabelecem com suportes, cores e materiais específicos

Sempre buscando a conexão dos colecionadores com a arte e os artistas, a galeria promove dentro do seu estande da SP-ARTE uma visita guiada com a artista carioca Adrianna EU, no dia 30 de março, às 16h. Já no dia seguinte, 31 de março, às 10h, a galeria levará um grupo de colecionadores para visitar o ateliê do artista carioca Arthur Arnold.

Da Assessoria de Comunicação

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA