24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Olimpíadas: artesanato capixaba marca presença no RJ

Olimpíadas: artesanato capixaba marca presença no RJ

Produtos do Estado estão sendo vendidos em três shoppings cariocas e em uma loja localizada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro

Não foram só os atletas capixabas que marcaram presença nos Jogos Olímpicos Rio 2016: o artesanato do Estado também esteve por lá para mostrar toda a cultura, beleza e arte do Espírito Santo. Prova disso são os 1.500 produtos de artesãos capixabas que expostos ao longo do evento e que ficarão até o fim dos Jogos Paraolímpicos.

- Continua após a publicidade -

Assim como aconteceu na Copa das Confederações, em 2013, e na Copa do Mundo Fifa 2014, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae Nacional, montou showrooms do projeto Brasil Original para incentivar o desenvolvimento do mercado, mostrando toda a qualidade do artesanato produzido no país.

No Espírito Santo, foram enviados algumas dentre as melhores peças regionais para atender todo o público do evento. “É um momento para mostrar a identidade e a força do artesanato capixaba. É um mix de cultura, criatividade e inovação”, explica José Eugênio Viera, superintendente do Sebrae ES.

Quatro lojas Brasil Original ficarão abertas até o dia 18 de setembro, data do encerramento da Paraolimpíada. A loja âncora se encontra localizada no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), inaugurado em março com a missão de reposicionar e qualificar a produção artesanal, ampliando a comercialização das peças produzidas pelos artesãos brasileiros.

Outros três showrooms foram montados em shopping centers cariocas: Rio Sul, em Botafogo, Shopping Barra, na Barra da Tijuca, e Norte Shopping, no Cachambi, zona norte da cidade. A expectativa é que sejam comercializados cerca de R$ 250 mil. Na Copa do Mundo, foi gerado um faturamento de R$ 2,1 milhões nas dez cidades-sede da competição, que receberam mais de 600 mil visitantes.

“É gratificante inserir o artesanato capixaba em um evento como este. Em nome de todos os artesãos participantes do Projeto de Artesanato, eu posso dizer que as expectativas são as melhores possíveis. Durante a Copa, o projeto também atuou e foi muito importante, pois vendemos quase tudo o que enviamos. Hoje, embora o país passe por um momento difícil, nós estamos conseguindo trabalhar e ganhar novos clientes. Estou muito feliz”, revelou a artesã capixaba, Giovanna Rocha, do Atelier Gi Barbosa.

Além do Espírito Santo, estão sendo comercializados produtos de outros oito estados: Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Os itens que estão sendo comercializados contemplam diversas tipologias do artesanato brasileiro, como tapeçarias, rendas, cestarias, cerâmica, marchetaria e fibras naturais.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA