21 C
Vitória
quinta-feira, 25 DE julho DE 2024

Arte nas ruas: fotografias serão expostas em fachadas de prédios

A intervenções itinerante com fotografias das alunas do projeto Cultura Solidária Ano II vai acontecer na Grande Vitória

Por Patrícia Battestin

Fachadas de prédios de Vila Velha, Serra e Cariacica vão ganhar mais vida nessa segunda (16), terça (17) e quarta-feira (17). Nesses dias serão realizadas intervenções urbanas com imagens do cotidiano expostas nas construções. 

- Continua após a publicidade -

A Projeção Mapeada Retratos Cotidianos acontecerá sempre às 19 horas. A ação é a etapa final do projeto Cultura Solidária Ano II, que é um desdobramento do 29º Festival de Cinema de Vitória, e conta com a realização da Galpão Produções Artísticas e Culturais e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e o patrocínio do Instituto Cultural Vale. 

O Projeto tem como objetivo promover a difusão cultural e a formação de profissionais, com foco no público feminino na área da Cultura e da Comunicação. Essa iniciativa realizou, ao longo do mês de novembro de 2022, a Oficina de Fotografia Retratos Cotidianos que atendeu a um público de 135 pessoas. As formações foram conduzidas por Thais Gobbo, Luara Monteiro e Andie Freitas, influentes fotógrafas capixabas do cenário atual.

A fotógrafa Thais Gobbo conta que, durante as oficinas, foi possível conciliar as vivências dos alunos com a troca de saberes proposta pela atividade. “A gente vai conhecendo realidades diferentes e uma das expectativas que eu tenho é essa, de conhecer pessoas novas, de trocar experiências, ideias de acordo com a realidade de cada território, de acordo com a história de cada pessoa. É uma oficina de introdução à fotografia, mas que a gente consegue fazer essa conexão da realidade do cotidiano da pessoa com o trabalho, ou com os gostos de cada uma para conciliar junto com a fotografia”.

Para Lucia Caus, diretora do IBCA, a Projeção Mapeada Cultura Solidária Ano II é o momento de dividir o resultado da etapa formativa do projeto com o público em geral. “As imagens ocuparão as fachadas de prédios das cidades que receberam as oficinas. Por isso, será o momento das demais pessoas poderem apreciar o registro do olhar que os alunos participantes lançaram sobre os seus próprios territórios”.

Veja os locais e datas da intervenção urbana itinerante:

16/01 – Praça Getúlio Vargas (Praça de São Torquato) esquina com Av. Graça Aranha, São Torquato, Vila Velha;

17/01 – Rua L esquina com a BR 101 (esquina da agência do Banestes) – Rosário de Fátima, Serra;

18/01 – Rua Domício de Almeida (próxima à 1ª Igreja Presbiteriana de Cariacica), Itacibá, Cariacica.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA