22.9 C
Vitória
sábado, 15 junho, 2024

Ales discute criação de incentivos para tecnologia no campo

Proposta em tramitação cria incentivos fiscais para aquisição de tecnologias de auxílio de atividades do campo, como drones, sensores e sistemas inteligentes

Por Robson Maia

A Assembleia Legislativa (Ales) discute o Projeto de Lei (PL) que facilita o acesso a tecnologias para auxiliar trabalhadores do campo no Espírito Santo. A medida, de autoria do deputado Lucas Scaramussa (Podemos), implementa a Política Estadual de Incentivo à Agricultura de Precisão.

- Continua após a publicidade -

A proposta em tramitação adiciona, como diretriz da política, a possibilidade de uso de meios automatizados de auxílio à agricultura, como sensores, máquinas, drones, sistemas inteligentes e softwares de gestão. De acordo com o texto, esses equipamentos poderão ser adquiridos por meio de linhas de crédito, subsídios, emendas parlamentares e recursos provenientes de dotação própria, conforme regulamento a ser desenvolvido pelo Poder Executivo.

O objetivo da iniciativa, segundo Scaramussa, é promover mais eficiência na aplicação de recursos e insumos de produção, diminuindo o desperdício na produção e aumentando a produtividade e a lucratividade, além de garantir a sustentabilidade ambiental.

“Hoje, é difícil imaginar a produção agrícola sem o auxílio de drones, aplicativos para celulares, sistemas de automação. Tudo isso aumenta a eficiência na lavoura. E o Estado pode incentivar a compra desses recursos tecnológicos por meio de linhas de crédito, subsídios, emendas parlamentares e até dotação,” explica o proponente.

O PL foi lido na última segunda-feira (7). Antes de ser apreciado pelo Plenário, a matéria tramitará pelas comissões de Justiça; Meio Ambiente; Ciência e Tecnologia; Agricultura; e Finanças. Se aprovado, seguirá para sanção ou veto do governador Renato Casagrande.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA