27.1 C
Vitória
terça-feira, 30 abril, 2024

A caminhada começa no primeiro passo

Qual será o seu primeiro passo em 2024 para atingir as metas almejadas? 

Por Danielle Quintanilha

Mais um ano se inicia e com ele mais uma oportunidade de apostar em novos projetos, ter esperança de alcançar metas antes não atingidas, retomar sonhos que estavam adormecidos ou estabelecer etapas mais ousadas de projetos já iniciados.

- Continua após a publicidade -

Este é um momento tipicamente marcado pelo simbolismo de novas expectativas, apostas positivas e possibilidade de remodelar a vida. E realmente esse “sopro de esperança”, de que algo novo e melhor pode ser construído, é algo fundamental para que que se tenha desejo de continuar construindo uma perspectiva futura com vigor.

Por que será que o ser humano, mesmo ao findar um ano, em que nem sempre conseguiu atingir as metas almejadas, ainda sim, mantêm a tradição de mais uma vez, fazer escolhas ousadas, com a esperança de que neste ano será diferente, e que conseguirá atingí-las?

A questão é que estamos com frequência, idealizando a vida que desejamos viver, enxergando de forma turva as nossas potencialidades, nossas condições físicas, econômicas e psíquicas.

O que me parece a principal ação nesse início de ano, é fazer uma profunda e sincera reflexão, e quanto maior o autoconhecimento de cada um, melhor será a possibilidade de traçar um plano mais próximo de ser atingido.

Se assim o fizer, poderá pensar não só no final, no alcance das metas almejadas, mas também pensar na trajetória, cada passo que deve ser dado, desde o primeiro, até os próximos, que poderão ser mais ou menos ousados, conforme as conquistas alcançadas em cada etapa.

É claro que a ousadia, o “sonhar grande”, pode fazer parte do plano, mas se outros elementos necessários para a constituição de uma caminhada nessa proporção, também não forem elaboradas, certamente, no final de 2024, ao invés de podermos comemorar as conquistas alcançadas, será mais um ano de frustração.

Se quer de fato, fazer um ano diferente, há de se investir no fortalecimento das suas potencialidades, principalmente psíquicas, pois serão elas, a base de sustentação do seu desejo para seguir firme no árduo caminho que cada um escolhe para si.

E se quer aqui uma dica preciosa, fica uma: questione-se qual é a parte que cabe à você para atingir aquilo que tanto almeja? Seja você o principal responsável pela sustentação do seu desejo, e com isso, construa um caminho que de fato poderá ser pavimentado com elementos fortes, que dependam primordialmente de você.

Nesta trajetória, é claro que também vai precisar de outras pessoas: amigos, familiares, colegas de trabalho, parceiros de negócios, mas nesse caso, não deixe que a postura “vitimizada” te consuma, pense de que forma caberá à você conquistar essas pessoas para que te ajudem a conquistar seus sonhos.

Se essas pessoas serão importantes na sua trajetória, que caiba à você também mostrar à elas o quanto isso é relevante, e o quanto o apoio delas será importante. Vá aos pouquinhos conquistando o que almeja, e ao final, você pode se surpreender com os avanços realizados.

E Lembre-se: a caminhada começa com o primeiro passo! Qual será o seu então, em 2024? 

Danielle Quintanilha Merhi é sócia da Utz Soluções para empresas familiares, psicanalista, especialista em sucessão familiar, professora convidada da Fundação Dom Cabral, autora do livro: “Famílias empresárias… vamos dialogar?” e idealizadora do Programa Próxima Geração, projeto específico para formação de jovens sucessores e acionistas de empresas familiares.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba