IV Circuito ArtES começa nesta sexta (24), em Vitória

0
232
Foto: Reprodução

O objetivo do evento é fazer com que a Grande Vitória respire a arte durante um final de semana

Cerca de 60 ateliês, 16 espaços públicos e 120 artistas da Grande Vitória estarão reunidos em um só objetivo a partir dessa sexta-feira (24): espalhar a arte e todas as suas formas de consumo para os capixabas. O evento será realizado até o domingo (26) e toda a programação do evento é gratuita e aberta ao público.

A quarta edição do Circuito ArtES é uma iniciativa do Instituto Arte e Design do ES (Iades) para mostrar o que há de melhor nesse nicho cultural do Estado.

- Continua após a publicidade -

Serão três dias de eventos, nos quais diversas atividades ligadas à arte serão realizadas pelos espaços participantes, buscando fomentar o interesse do público alvo e criar uma identidade favorável ao desenvolvimento cultural, comercialização e valorização da produção artística capixaba.

O evento funcionará em formato de festival. Os locais participantes ficarão abertos em um horário específico e farão parte de um roteiro criado pela produção.

IV Circuito ArtES começa nesta sexta (24), em Vitória
Cento e vinte artistas da Grande Vitória estarão unidos em um só objetivo / Foto: Divulgação

Durante a programação, serão realizadas atividades como vernissages, palestras, oficinas, minicursos, lançamentos de livros e atividades afins, visando a promoção e a divulgação da produção artística e cultural no Espírito Santo, dando visibilidade aos artistas visuais e designers do Estado.

O IV Circuito ArtES tem inspiração em outros eventos, do mesmo nicho, realizados nos grandes centros do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro. Dessa forma, o Iades pretende facilitar o acesso do público ao consumo de arte e permitir conhecer quem está por trás desse meio no Espírito Santo e seus processos criativos, estimulando a visitação de ateliês e galerias da região metropolitana de Vitória.

Entre as novidades para a edição deste ano, está a criação de um Mapa das Artes, com as informações dos principais locais de produção artística da Grande Vitória. Durante o processo de organização do evento, foi elaborado um portal com os dados dos participantes, localização, horários e, também, a programação do circuito.

A ideia é, com esse mapa, facilitar o consumo de arte no Espírito Santo, já que ele permanecerá no ar mesmo após a finalização do IV Circuito ArtES. Para conferir o mapa, conhecer um pouco mais do circuito cultural do ES e ficar por dentro da programação do evento, o portal pode ser acessado no http://circuitoartes.iades.art.br.