Amamentação garantida em espaços vinculados ao MEC

0
244
Foto: Unimed Fortaleza

Segundo o MEC, o uso de uma sala deve ser uma decisão unicamente da mãe, voluntária, e não uma questão compulsória

A portaria assinada nessa quarta-feira (10) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, garante que a partir de agora, com o dispositivo legal, todas as mães lactantes têm o direito à amamentação, assegurado em todas as instituições do sistema federal de ensino, independentemente da existência de locais, equipamentos ou instalações reservados exclusivamente para esse fim.

O objetivo é estimular a cultura da convivência e do respeito ao próximo, reforçando o papel da educação em direitos humanos, para o exercício pleno da cidadania. “Como ministro da Educação, tenho a obrigação e o dever de agir nessa direção, para que dentro dos espaços públicos vinculados ao MEC haja apoio às mulheres, a fim de que tenham livre escolha para alimentar os seus filhos”, declarou Mendonça Filho.

- Continua após a publicidade -

O ministro reforma que ”o aleitamento materno, sabemos que é fundamental do ponto de vista nutricional, mas também para a formação de um ser humano, que, no contato direto com a mãe, naturalmente vai ter melhor desenvolvimento”.

Segundo a secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Ivana de Siqueira, a portaria atende a uma demanda antiga por parte de alunos, professores e outros profissionais de educação, incluindo escolas de ensino básico, universidades e autarquias federais vinculadas ao MEC. “É o reconhecimento de algo já assegurado tanto no Estatuto da Criança e do Adolescente quanto em orientações da Organização Mundial de Saúde”, informou.

Para o secretário do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, presente à solenidade, a iniciativa do MEC reforça uma série de ações nesse sentido. “Temos hoje o maior banco de leite do mundo, em que pelo menos 60% das crianças recém-nascidas em UTIs neonatais podem contar com o produto. No ano passado nossos bancos de leite atenderam 2,3 milhões de mulheres, um número muito representativo”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui