TRE já recebeu mais de mil denúncias de irregularidades

0
172

Propaganda eleitoral ilícita é o principal crime eleitoral denunciado. e a cidade com a maior quantidade de notificações é a Serra.

Há pouco mais de uma semana do início das campanhas eleitorais para prefeitos e vereadores, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) já registrou em torno de mil denúncias de irregularidades, denúncias que chegaram por meio do aplicativo Pardal Eletrônico. As denúncias são relacionadas principalmente a propaganda eleitoral ilícita e a Serra é a cidade capixaba que abrange a maior quantidade de ocorrências, com 165 denúncias enviadas por eleitores. 

- Continua após a publicidade -

Segundo o TRE-ES, até julho deste ano, foram registradas 262 denúncia por meio do Pardal, mas após o inicio da campanha, houve um aumento de quase mil notificações, atingindo a totalidade de 1.243 registros, até esta quarta-feira (24), sendo 65% dessas queixas relacionadas à propaganda eleitoral irregular. Infrações como o uso indevido da máquina pública (12%) e compra de votos (5%) também aparecem na lista de denúncias recebidas pelo TRE-ES. 

O aplicativo Pardal foi criado pelo TRE-ES em 2012, quando começou a ser usado no estado. Em 2016, a ferramenta foi adotada pelo TSE e pode ser usada em todo o Brasil. O Pardal está disponível tanto na Play Store quanto na App Store para os usuários dos sistemas Android e iOS. Segundo o diretor geral do TRE-ES, Alvimar Dias Nascimento, o aplicativo busca não apenas punir os infratores. “Há o fator inibitório por parte daqueles que às vezes teriam a intenção de praticar algum ato que venha afrontar a norma legal. Então, ele passa a pensar duas vezes”, explicou o diretor. 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui