ES lança plataforma para agendamento da vacinação contra covid-19

0
279
App plataforma digital vacina e confia
Foto: Reprodução

Inovação e tecnologia voltadas às melhorias do Sistema Único de Saúde capixaba.

Por Munik Vieira

É com esse objetivo que o Governo do Estado lançou, nessa quinta-feira (08), o aplicativo Vacina e Confia Espírito Santo, plataforma digital destinada aos processos de imunização e ao agendamento de vacinas contra a covid-19.

- Continua após a publicidade -

Sobre o app

A plataforma integra sistemas de informação do SUS voltados à imunização e à gestão das vacinas contra a covid-19. Os gestores municipais e estaduais terão acesso aos processos que vão desde o agendamento (facultativo), passando pelo controle de registro da dose recebida, estoque, distribuição e aplicação dos imunizantes incorporados ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a plataforma permitirá maior transparência aos dados de vacinação no Espírito Santo, na qual o cidadão poderá acompanhar o real desempenho dos municípios, realizar seu agendamento, entre outros benefícios.

vacina
Anúncio da plataforma ‘Vacina e Confia’ foi feito nessa quinta-feira (08). Foto: Hélio Filho/Governo ES

Plataforma de agendamento

Uma das novidades disponíveis na plataforma Vacina e Confia ES é o portal de agendamento destinado à Campanha de Vacinação contra a Covid-19. O objetivo é proporcionar aos municípios que não têm o sistema de agendamento on-line uma ferramenta simplificada e de fácil acesso para a operacionalização da Campanha. O sistema ficará disponível para a adesão a qualquer tempo.

O sistema impede a escolha do imunizante para a primeira dose – o fabricante só é disponível para as segundas doses. Além disso, não há possibilidade de escolha de doses de fabricantes diferentes e uma terceira dose.

O projeto é desenvolvido em parceria da Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Gerência de Tecnologia da Informação, junto ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) e ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).