31.9 C
Vitória
segunda-feira, 13 maio, 2024

Força Aérea fará demonstração amanhã em Vila Velha

O Esquadrão de Demonstrações da Força Aérea Brasileira vai se apresentar em honrarias à colonização do solo espírito-santense

Por Rafael Goulart

Nesta terça (23) a “Esquadrilha da Fumaça” fará uma apresentação com os Supertucanos A-29 pelos céus de Vila Velha, que comemora seu aniversário de 488 anos. Também é lembrada em 23 de maio, a colonização solo espírito-santense.

- Continua após a publicidade -

Às 16h, os pilotos farão uma apresentação na Praia de Itaparica, entre a praça do Ciclista e o Hotel Plaza Mar. Serão sete aeronaves A-29 Super Tucano em uma demonstração de aproximadamente 50 manobras, com duração em torno de 40 minutos.

O Esquadrão de Demonstrações Aéreas (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) é o segundo esquadrão de demonstração aérea mais antigo do mundo, ficando atrás apenas da Marinha dos Estados Unidos da América.

A Esquadrilha da Fumaça, nome de batismo e popular do EDA, foi criada por jovens instrutores de voo da Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que treinavam acrobacias em grupo nas horas de folga.

Foi oficialmente fundada em 14 de maio de 1952, quando realizou sua primeira demonstração de grupo oficial. Em 2023, a Esquadrilha da fumaça completou 71 anos de idade com mais de quatro mil demonstrações aéreas.

Aniversário de Vila Velha

No dia 23 de maio é celebrado o aniversário de criação do município de Vila Velha, que foi a capital da Capitânia Espírito Santo até 1551. Foi nesta data que Vasco Fernando Coutinho desembarcou da Caravela Glória no solo que lhe foi dado por Carta Régia (carta do rei).

Contam os registros históricos que em 23 de maio de 1535, Vasco Coutinho conseguiu desembarcar no litoral de Vila Velha para iniciar a ocupação do território que era controlado por diversas tribos de origem tupis-guaranis.

O solo reclamado foi chamado de Vila Nossa Senhora da Vitória, fazendo parte das “cinquentas léguas de terra” dada por D. João III, rei de Portugal, ao donatário Vasco Coutinho.

Em 1551, a capital da então Província do Espírito Santo é transferida para a Ilha de Vitória, por isso, na tarde desta segunda (21) também há a passagem simbólica do Palácio Anchieta, no centro de Vitória, para a Prainha, em Vila Velha. 

Programação

Segunda (22)

15h30 – Transposição do Fogo Simbólico
Palácio Anchieta – Av. Carlos Lindenberg – Prainha

Terça (23)

8h – Desfile Cívico-Militar
Centro de Vila Velha – da av. Jerônimo Monteiro (Shopping da Terra) até a av. Champagnat (praça Duque de Caxias)

16h – Esquadrilha da Fumaça
Praça dos Ciclistas – Praia de Itaparica

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA