24.9 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

14 municípios não avaliam contas de prefeitos desde 2009

Painel de contas do Tribunal de Contas aponta irregularidades nas prestações de contas de quase 20% dos municípios capixabas

Por Redação

14 dos 78 municípios capixabas não avaliam as prestações de contas das gestões municipais desde 2009. É o que aponta o Painel de Julgamento de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCEES). Os dados ainda mostram irregularidades em 19 relatórios apresentados em pelo menos uma das prestações realizadas pelos prefeitos dos municípios nos últimos 13 anos.

- Continua após a publicidade -

As cidades que não apresentaram julgamentos das contas do poder executivo são: Afonso Cláudio, Alto Rio Novo, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Iúna, Jaguaré, Mimoso do Sul, Pedro Canário, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e São Roque do Canaã.

Por outro lado, as câmaras dos municípios de Presidente Kennedy, Águia Branca, Boa Esperança, Sooretama e Vila Valério foram as que mais apresentaram relatórios das contas das administrações municipais no mesmo período. Irupi é o município que mais rejeitou contas dos prefeitos, tendo apresentado 5 desaprovações.

O julgamento de contas é a avaliação sobre a qualidade do gasto público a cada ano da gestão municipal. São analisados os aspectos de legalidade, economicidade, eficiência, eficácia e efetividade das ações do Poder Executivo. As contas podem ser aprovadas, aprovadas com ressalvas ou rejeitadas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA