Destaques deste ano vão para os modelos híbridos que oferecem baixo consumo na cidade e opção mais sustentável para os motoristas
Por Kebim Tamanini
Se você está pensando em trocar de carro, a eficiência no consumo de combustível é um critério crucial. Em 2023, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) atualizou a lista do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), apresentando os modelos mais econômicos disponíveis no mercado nacional. A décima quinta edição do ranking destaca os veículos que oferecem um equilíbrio impressionante entre desempenho e eficiência.
Os destaques deste ano vão para os modelos híbridos, com os dois primeiros colocados incorporando essa tecnologia. Os modelos Toyota Corolla 1.8 híbrido flex CVT e Toyota Corolla Cross híbrido flex CVT, não apenas oferecem baixo consumo na cidade, onde aproveitam a propulsão do motor elétrico, mas também proporcionam uma opção mais sustentável para os motoristas.
Confira abaixo a lista dos dez carros flex mais econômicos do Brasil, e esteja preparado para tomar uma decisão informada e eficiente na hora de escolher seu próximo automóvel.
Modelo | Consumo cidade (etanol) | Consumo estrada (etanol) | Consumo cidade (gasolina) | Consumo estrada (gasolina) |
Toyota Corolla 1.8 híbrido flex CVT | 12,8 km/l | 11,1 km/l | 18,5 km/l | 15,7 km/l |
Toyota Corolla Cross híbrido flex CVT | 11,8 km/l | 9,7 km/l | 17,8 km/l | 14,7 km/l |
Renault Kwid 1.0 flex manual | 10,8 km/l | 11 km/l | 15,3 km/l | 15,7 km/l |
Peugeot 208 1.0 flex manual | 10,4 km/l | 11,3 km/l | 14,7 km/l | 16,3 km/l |
Chevrolet Onix Plus 1.0 flex manual | 9,3 km/l | 12 km/l | 13,5 km/l | 17,4 km/l |
Fiat Cronos 1.0 flex manual | 9,9 km/l | 11,4 km/l | 14 km/l | 16,1 km/l |
Fiat Mobi 1.0 flex manual | 9,8 km/l | 11 km/l | 14,2 km/l | 15,5 km/l |
Volkswagen Polo 1.0 turbo flex manual | 9,5 km/l | 11,3 km/l | 13,7 km/l | 16,1 km/l |
Chevrolet Onix 1.0 flex manual | 9,3 km/l | 11,4 km/l | 13,3 km/l | 16,5 km/l |
Hyundai HB20 1.0 flex manual | 9,6 km/l | 10,4 km/l | 13,3 km/l | 14,6 km/l |
Metodologia do Inmetro na avaliação
O processo de avaliação do consumo de combustível segue padrões rigorosos de testes controlados, resultando em uma classificação que vai de A até E. A nota A é atribuída aos veículos mais eficientes, enquanto a nota E é reservada para aqueles que apresentam um maior consumo. Além da medida tradicional em km/l, o PBEV introduz uma perspectiva mais ampla ao considerar a medida de MJ/km (megajoules por quilômetro).
Essa medida adicional representa o consumo de energia necessário para o veículo percorrer um quilômetro rodado. Quanto menor o valor em MJ/km, mais eficiente é o veículo, destacando seu desempenho não apenas em termos de combustível líquido, mas também levando em conta a eficiência energética geral. Assim, o consumidor pode ter uma visão abrangente e precisa do rendimento do veículo, facilitando a escolha do carro mais econômico e sustentável para suas necessidades.