{"id":79788,"date":"2019-11-19T19:37:03","date_gmt":"2019-11-19T21:37:03","guid":{"rendered":"https:\/\/esbrasil.com.br\/?p=79788"},"modified":"2019-11-19T19:37:03","modified_gmt":"2019-11-19T21:37:03","slug":"aplicativo-anatel","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/esbrasil.com.br\/aplicativo-anatel\/","title":{"rendered":"Anatel se inspira em Uber para lan\u00e7ar nova vers\u00e3o de aplicativo"},"content":{"rendered":"

J\u00e1 \u00e9 poss\u00edvel fazer download <\/h2>\n

A Ag\u00eancia Nacional de Telecomunica\u00e7\u00f5es (Anatel) anunciou nesta ter\u00e7a-feira (19) uma nova vers\u00e3o do Anatel Consumidor, ferramenta por meio da qual recebe queixas contra as operadoras que prestam servi\u00e7os de telefonia m\u00f3vel, internet e de TVs por assinatura.<\/p>\n

As reclama\u00e7\u00f5es podem ser feitas tanto por meio do aplicativo Anatel Consumidor quanto pelo site da ag\u00eancia. Para quem n\u00e3o tem acesso \u00e0 internet, h\u00e1, ainda, um canal de atendimento por telefone no n\u00famero 1331.<\/p>\n

\u201cA Anatel trabalha na perspectiva de empoderamento do consumidor, raz\u00e3o pela qual temos um canal de atendimento para que registrem suas reclama\u00e7\u00f5es. Esse canal tem se revelado efetivo, mas precis\u00e1vamos aprimor\u00e1-lo\u201d, disse o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Moraes.<\/p>\n

A plataforma se integra a outros sistemas que tratam de quest\u00f5es envolvendo consumidores, \u201cpara trazer facilidades e mais intera\u00e7\u00e3o do consumidor com a ag\u00eancia, de forma a registrar reclama\u00e7\u00f5es ou solicita\u00e7\u00f5es em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s prestadoras de servi\u00e7os de telecomunica\u00e7\u00f5es\u201d, acrescentou Moraes.<\/p>\n

O presidente da Anatel destacou que a apresenta\u00e7\u00e3o do n\u00famero do protocolo de reclama\u00e7\u00e3o obtido junto \u00e0 empresa de telecomunica\u00e7\u00f5es \u00e9 importante para facilitar a localiza\u00e7\u00e3o e o acompanhamento do caso, pela Anatel. \u201cMas, mesmo sem ele, \u00e9 poss\u00edvel fazer a reclama\u00e7\u00e3o, de forma a colocar a Anatel como interlocutora na rela\u00e7\u00e3o do consumidor com a empresa\u201d, acrescentou.<\/p>\n

Feita a reclama\u00e7\u00e3o junto \u00e0 Anatel, as operadoras t\u00eam prazo de 10 dias corridos para dar um retorno, processo que pode ser acompanhado tanto por meio do aplicativo quanto por meio do site da ag\u00eancia.<\/p>\n

N\u00edvel de satisfa\u00e7\u00e3o<\/h5>\n

Outra novidade \u00e9 que, a exemplo de aplicativos como o Uber, o consumidor informar\u00e1 seu n\u00edvel de satisfa\u00e7\u00e3o com a resposta apresentada pela operadora, dando a ela uma nota que varia de 1 a 5.<\/p>\n

De acordo com a superintendente de Rela\u00e7\u00f5es com os Consumidores da Anatel, Elisa Leonel, as mudan\u00e7as devem-se tamb\u00e9m ao fato de a demanda de reclama\u00e7\u00f5es estar acima da capacidade suportada pelo sistema.<\/p>\n

\u201cEle [o sistema] estava defasado do ponto de vista operacional. Nosso volume de atendimentos registra uma m\u00e9dia de 3 milh\u00f5es de reclama\u00e7\u00f5es por ano, j\u00e1 tendo apresentado pico de 4 milh\u00f5es. Para se ter uma ideia do que esse volume representa, os Procons de todo o pa\u00eds, juntos, registram cerca de 500 mil reclama\u00e7\u00f5es por ano\u201d, ressaltou.<\/p>\n

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