O maior destaque foi o trigo, com aumento de 124% na movimentação. No total, foram 4,7 milhões de toneladas em produtos, incluindo granéis sólidos, carga geral e contêineres
Por Kikina Sessa
A movimentação de cargas na Vports de janeiro a julho deste ano superou em 23% o volume movimentado no mesmo período de 2023. No total, de janeiro a julho, foram 4,7 milhões de toneladas de produtos, incluindo granéis sólidos, carga geral e contêineres.
De forma segmentada, o crescimento em carga geral foi de 71%, totalizando 711 mil toneladas movimentadas no período. Já em relação aos granéis sólidos, a movimentação foi de 1,5 milhão de toneladas, tendo entre os destaques o carvão, o trigo e o malte, tanto por conta do crescimento, como é o caso do carvão que cresceu 436% nesses sete meses.
O maior destaque do período foi o trigo – carga totalmente destinada aos moinhos capixabas – com aumento de 124% na movimentação. Os novos investimentos em infraestrutura, como no caso dos dois armazéns horizontais com capacidade de 40 mil toneladas cada, que foram entregues no final de julho, vão atender o segmento de grãos, contemplando, além do trigo, soja, milho, farelo e malte.
“As estruturas são essenciais para a armazenagem de cargas a granel e desempenham um papel fundamental nas operações portuárias, melhorando o fluxo rodo-ferroviário, reduzindo custos e elevando a eficiência portuária”, afirma Adriano Hantequeste Gomes, Coordenador de Planejamento e Inteligência de Mercado da Vports.
Investimentos
Neste segundo ano de concessão dos portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, administrados pela Vports, a concessionária vai concluir os investimentos previstos de R$ 150 milhões em obras de infraestrutura e melhorias. As intervenções buscam modernizar a estrutura do complexo portuário capixaba, tornando-o mais competitivo.
No mês de março foram iniciadas as reformas da estrutura ferroviária na área interna de Capuaba. A nova estrutura ferroviária, que estará ligada à Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atendendo Minas Gerais e Goiás, tem o objetivo de aumentar o volume de cargas escoado pelo local – com ênfase para fertilizantes e grãos – de aproximadamente sete milhões de toneladas em 2023 para cerca de 15 milhões de toneladas em 2028.
A obra, com potencial para abrir um novo corredor de exportação, deve ser concluída em setembro e vai permitir a passagem diária de 90 vagões dentro do porto, traduzindo-se em dois milhões de toneladas adicionais de carga, principalmente soja, farelo de soja e milho. O porto também apresenta potencial para movimentar cargas de açúcar.