29.7 C
Vitória
segunda-feira, 13 julho, 2020

Vovós cada vez mais empoderados!

Leia Também

Saque emergencial FGTS liberado para os nascidos em março. Como sacar?

O valor do saque é de até R$ 1.045, considerando a soma de todas as contas do FGTS do trabalhador. Nesta etapa, poderão ser pagos até R$ 3,3 bilhões. 

Dia Mundial do Rock: paixão pela música e envolvimento com o ritmo

Acordes amplificados pelo som de uma guitarra, embalados pelo som de uma bateria causam um certo 'arrepio' aos amantes de um dos ritmos mais conhecidos no mundo: o Rock.

Resultado do Sisu sairá amanhã, diz MEC

Mais de 800 mil candidatos disputam 51.924 mil vagas. Saiba mais! Em todo país, mais de 814 mil estudantes estão na expectativa pelo resultado da...

Com resultado apertado, presidente populista é reeleito na Polônia

Do lado adversário, o prefeito Rafal Trzaskowski, da Plataforma Cívica, que governou o país de 2007 a 2015, tentou oferecer uma alternativa progressista nas...

Os avós deixaram de ser aqueles ficam exclusivamente cuidando dos netos. Eles continuam se destacando no mercado de trabalho e conhecendo as novas tecnologias

Muitos avôs e avós dos tempos atuais estão longe do estereótipo de idosos aposentados, que passam os dias entre pacatos afazeres domésticos. E nesta sexta-feira (26), é comemorado o Dia dos Avós, um grupo cada vez mais atuante, que trabalha, estuda e se diverte.

Os idosos no Brasil somam 23,5 milhões de pessoas, mais que o dobro de 1991. A projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que os idosos serão 30% da população brasileira em 2050. Em 2010, eram apenas 10%.

Mas é possível perceber que eles ainda marcam presença desses profissionais no mercado de trabalho. Segundo o 8º Índice de Confiança Robert Half (ICRH), divulgado em junho deste ano, as empresas estão mais abertas a contratar profissionais acima dos 50 anos. O levantamento aponta que 91% das companhias contratariam um profissional com esse perfil para o seu quadro de funcionários.

No grupo Cencosud Brasil, por exemplo, são mais de 3.700 colaboradores com idades acima de 50 anos. É o caso de Márcia Siqueira, 53, consultora de Recursos Humanos.

“Eu trabalho desde que meus filhos eram pequenos, e continuei nesse ritmo após me tornar avó. Cresci profissionalmente ao mesmo tempo que avançava na vida pessoal. Casa e trabalho sempre andaram juntas na minha vida e, em ambos os locais, sempre criei relações de cumplicidade e de engajamento”, conta.

Antonio Balbino, 57, é açougueiro há 9 anos. Sua neta, Fernanda Balbino, 18, trabalha na mesmo local que ele como Jovem Aprendiz. Apesar da diferença de idade, as duas gerações têm muito a ensinar uma para a outra. Balbino diz que conversa muito com a neta e a aconselha, mas também aprende com ela, que o estimula a usar mais a internet.

“É uma satisfação imensa ver minha neta trabalhando e conquistando o seu espaço. Digo a ela para fazer o serviço direito, com atenção, interesse e responsabilidade. Quanto ao uso da internet, venho me adaptando e aprendendo, aos poucos”, destaca.

Na era da internet

Agora eles já sabem o que é e-mail, internet, sites, e por ai vai. E foi-se o tempo em que os idosos faziam compras apenas em lojas físicas. Dados do Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado com foco em e-commerce, esses consumidores foram responsáveis por 2,2 milhões de pedidos de compras online no segundo trimestre de 2019, representando 5,7% do total realizado no período.

O diretor executivo da empresa, André Dias, afirma que apesar do tícket médio desse público ser menor, o consumo é considerável.“O consumidor da terceira idade ainda está dando os primeiros passos no universo das compras online, mas deve ser observado com atenção nos próximos anos. Essa faixa etária está ultimamente mais engajada com mídias sociais e comunicadores instantâneos e, portanto, representam também uma oportunidade valiosa também para varejistas”, afirma.

De acordo com o levantamento da companhia, as cinco categorias que concentraram maior volume de pedidos no período foram: Entretenimento (15,1%), Beleza, Perfumaria e Saúde (13,6%), Informática e Câmeras (11,5%), Telefonia (11,4%) e Artigos para Casa (10,7%).

E são sempre os vovôs quem gastam mais. Eles ficam mais empolgados para comprar online, sendo responsáveis por 51% do volume de pedidos no período, enquanto as vovós somaram 49%.

“Esse comportamento é o contrário da média geral de mercado, em que geralmente as mulheres concentram a maior quantidade de compras. O tempo para acessar às plataformas digitais e a menor proporção de tarefas domésticas em relação às mulheres nessa faixa etária podem ser fatores que ajudam a explicar essa diferença”, finaliza Dias.


Leia mais:

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Chefe ou líder? O que você é?

Entende-se que uma das características mais importantes de um líder é desenvolver uma equipe que seja capaz de funcionar sem ele

Tecnologia faz produção de café conilon “pocar” no Norte do ES

Quem apostou em sistemas de irrigação modernos, aliados ao manejo correto integrado, já começa a colher os primeiros frutos de uma tecnologia que veio para ficar.

Feirão Limpa Nome: seis passos antes de renegociar!

Mas antes de ir para a etapa de negociações é importante que o consumidor conheça seus números e faça uma faxina financeira.

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

Vida Capixaba

Mães à beira de um ataque de nervos

Não há descanso para as mamães, em casa, durante a pandemia Por Letícia Vieira Patrícia achou estranho o silêncio repentino, fazia meses que aquilo não acontecia:...

Escolas de Vila Velha são notificadas por não dar descontos nas mensalidades

As instituições privadas de ensino que não estão aplicando o desconto previsto na Lei Estadual nº 11.144/2020, válida a partir do dia 19 de junho.

Tempo instável neste fim de semana no ES. Confira a previsão!

Uma frente fria se afasta lentamente em direção ao norte do Espírito Santo, mas o tempo permanece com muitas nuvens e poucas aberturas de sol na maior parte do Estado.

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...
Continua após publicidade