26.6 C
Vitória
quarta-feira, 1 dezembro, 2021

Voluntários recolhem mais de 300 quilos de resíduos de praia em Conceição da Barra

Mais de 300 quilos de resíduos recolhidos

Este é o resultado do mutirão de limpeza da praia da Guaxindiba, em Conceição da Barra. A iniciativa foi realizada pelo Ministério do Meio Ambiente por meio do Projeto TerraMar (GIZ/MMA) em parceria com o Instituto Baleia Jubarte e os Governos Estadual e Municipal, e teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate ao lixo nos mares e promover a melhoria do meio ambiente e de quem frequenta a praia. Vale destacar que a ação integra os esforços para implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM).

Após as atividades de coleta todo o lixo passou por uma triagem para ter uma destinação adequada, os dados recolhidos foram registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza com o objetivo de integrar o Painel de Resultados, disponível no site do MMA. Todas as informações geradas nas ações de limpeza serviram para avaliar e monitorar os tipos de materiais encontrados e identificar as possíveis origens.

A ação foi realizada seguindo todos os protocolos para evitar a disseminação da Covid-19, com o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social. Antes de iniciar as coletas, os voluntários passaram por testes de Covid RT-PCR.

Os mutirões de limpeza são ações que buscam o fortalecimento de parcerias entre as instituições públicas, privadas e a sociedade civil na agenda do Combate ao Lixo no Mar. A ação foi promovida pelo MMA através do Projeto TerraMar em parceria com o Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade – ICMBio e a cooperação alemã para o desenvolvimento sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ – GmbH.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade