21 C
Vitória
sábado, 20 DE julho DE 2024

Volume de serviços no ES cresce mais que o dobro da média nacional em 2024 

Dados foram divulgados pela Fecomércio-ES e apontam um crescimento acumulado de 5,6% no ano, mais que o dobro da média nacional, que registrou 2,3%

Por Redação

O volume de serviços no Espírito Santo registrou um crescimento acumulado de 5,6% em 2024, mais que o dobro da média nacional, que foi de 2,3%. Os dados foram divulgados  pelo Connect Fecomércio-ES, com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), disponibilizada pelo IBGE.

- Continua após a publicidade -

Em abril, o setor de serviços do Espírito Santo experimentou um recuo (-1,3%) em relação ao mês de março. Já ao se comparar abril de 2024 com abril de 2023, observou-se um acentuada alta (+13,2%) no volume de serviços do estado.

“Apesar da queda em abril, o setor de serviços apresentou um acumulado positivo em 2024, refletindo o cenário favorável para o consumo, o mercado de trabalho aquecido, e o bom momento da atividade econômica capixaba.”, afirma Ana Carolina Júlio, doutora em Administração e coordenadora do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES.

Segundo a análise, dos cinco grupos considerados pela pesquisa, três apresentaram crescimento no acumulado de 2024: os grupos de “Serviços de informação e comunicação” (+7,6%); “Serviços de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio” (+7,6%); e de “Serviços profissionais, administrativos e complementares” (+8,0%).

No grupo de “Serviços profissionais, administrativos e complementares”, estão as atividades jurídicas, de contabilidade e de consultoria empresarial. Um dos fatores que pode ter influenciado o melhor desempenho positivo é o período de declaração do Imposto de Renda.

O grupo de “Serviços Prestados às Famílias” (alimentação fora do lar, alojamento, cultura e lazer, etc.) e “Outros Serviços” (atividades auxiliares dos serviços financeiros, seguro, previdência complementar e plano de saúde, imobiliárias, etc.), apresentaram queda de -11,0%, e -0,6%, respectivamente, no acumulado do ano.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA