O veículo, que recebeu o nome de “beetle”, ganhará uma edição especial por conta do encerramento da fabricação
A Volkswagen anunciou que vai parar de comercializar o Fusca a partir de 2019. De acordo com a marca, não há planos para um substituto do veículo nos próximos anos pelo foco em modelos familiares nos Estados Unidos.
Entretanto, para que os amantes de veículos não se sintam tristes, a Volkswagen lançará uma edição especial, a Final Edition, que será oferecida no país norte-americano em quatro configurações diferentes.
O Beetle Final Edition estará disponível nas carrocerias cupê e conversível, dois níveis de acabamento e equipamentos, SE e SEL, além de cinco opções de cores (branco, preto, cinza e as exclusivas tonalidades de azul e bege).
As versões serão equipadas com sistema de abertura do veículo e partida do motor com chave presencial, ar-condicionado automático, alerta de pontos cegos e três cores diferentes para a iluminação interna.
Além disso, as rodas serão aro 18 (contra 17 da SE), central multimídia com navegador integrado, sensores de estacionamento e áudio Fender e faróis bi-xenônio com LEDs diurnos.
Todas as configurações serão equipadas com o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 2.0 TSI de 175 cv de potência e 25,4 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas.
História do Fusca
O Fusca foi lançado em 1935 na Alemanha. Com o nome de “Volkswagen”, teve seu desenho original feito pelo então designer Ferdinand Porsche. Anteriormente, guardava peculiaridades como a ausência de uma janela traseira. Mas foi em 1936 que recebeu a primeira alteração no modelo, adotando as duas pequenas janelas traseiras.
As primeiras unidades começaram a ser produzidas em 1938. Mais tarde serviria de base para diversos veículos militares com o início da Segunda Guerra Mundial. Em 1959, o Fusca começou a ser produzido no Brasil.
Em 1986, o Fusca teve a produção encerrada no país, mas continuaria em linha no México. Batizada de New Beetle, a reedição do modelo foi apresentada ao mundo em 1997, chegando ao mercado brasileiro em 2012, com motor 2.0 turbo e opção de câmbio manual. Entretanto, saiu de linha em 2017 de forma silenciosa.