24.9 C
Vitória
domingo, 23 junho, 2024

Vitória e Vila Velha estão entre as melhores cidades do mundo para se viver

Outras 29 cidades brasileiras fazem parte do ranking que avaliou 1.000 municípios de 163 países

Por Kebim Tamanini

O relatório “Global Cities Index 2024” divulgado recentemente trouxe à tona o desempenho de várias cidades brasileiras em uma lista de 1.000 municípios de 163 países. Vitória e Vila Velha foram as únicas cidades do Espírito Santo a figurar no ranking, ocupando a posição 518º. Esse levantamento, que avaliou 27 indicadores, abrangendo áreas como economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança, aponta São Paulo como a cidade brasileira mais bem posicionada.

- Continua após a publicidade -

Vitória e Vila Velha se destacaram especialmente nas categorias meio ambiente e capital humano. No quesito meio ambiente, as duas cidades capixabas superaram metrópoles globais como Zurique, Tóquio, Copenhague e Vancouver, ocupando o 117º lugar global. Esse indicador considera a qualidade do ar, emissões, desastres naturais e anomalias de temperatura e pluviosidade.

Já em capital humano, Vitória e Vila Velha ultrapassaram cidades como Pequim, Shenzhen, Milão, Frankfurt, Colônia e Hong Kong, posicionando-se em 446º lugar. Essa categoria avalia o crescimento populacional, o ambiente universitário, o número de sedes de empresas e o perfil etário e cultural da população.

Apesar desses destaques, as duas cidades capixabas enfrentam desafios em outros indicadores do ranking. Em economia, ocupam o 773º lugar, enquanto em qualidade de vida e governança, estão respectivamente em 619º e 569º lugares.

O relatório da Oxford Economics serve como um termômetro para avaliar não apenas a atratividade das cidades para a migração de residência, mas também como uma ferramenta de análise para os responsáveis pelas políticas locais.

No cenário global, o ranking é liderado por megacidades como Nova York, Londres e San Jose, esta última sede da Apple, cada uma se destacando em diferentes critérios, como economia e capital humano.

Outras cidades brasileiras que também figuram no Global Cities Index. Confira abaixo a tabela:

WordPress Tables Plugin

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA