A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), realiza, de segunda (26) a sexta-feira (30), a 1ª edição da “Semana On-Line da Dança de Vitória
Com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Dança (29 de abril), valorizar essa forma de expressão e estimular artistas locais, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Cultura (Semc), realiza, de segunda (26) a sexta-feira (30), a 1ª edição da “Semana On-Line da Dança de Vitória”.
Artistas, professores, coreógrafos, dançarinos e bailarinos vão brilhar, ensinar e interagir durante cinco noites no palco virtual do município: o YouTube da Prefeitura. As oficinas e apresentações serão sempre às 19 horas.
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
- Projeto Cultural leva arte por todo o Espírito Santo
“A importância da ação se dá por dois motivos: primeiro, o de apoiar, incentivar e auxiliar os profissionais do setor cultural, que tanto têm sofrido com as imposições do período de pandemia; e segundo, por podermos proporcionar ao público um entretenimento de alta qualidade artística, com valorização de trabalhos e projetos 100% capixabas no conforto e na segurança das suas residências”, afirmou o secretário de Cultura, Luciano Gagno.
Cultura On-line
Os workshops e apresentações fazem parte do edital 004/2020, “Arte em Casa”, que, agora, integra o projeto “Cultura On-line”, da Semc.
O edital tem o objetivo de prestar apoio a artistas, técnicos e demais profissionais das áreas de arte e cultura, impedidos de realizar apresentações e formações presenciais durante a pandemia.
Cuidados
Toda a programação foi formatada de modo que diferentes grupos ou artistas não interagissem de forma presencial. Por questões de segurança e de acordo com as normas sanitárias vigentes, os participantes enviaram as suas gravações de forma individual à Semc.
O edital exige, ainda, que todos os trabalhos tenham sido produzidos sem aglomerações ou plateia.
Atrações
Para a 1ª edição da Semana On-Line da Dança de Vitória, as atrações são bem variadas.
São diversas as possibilidades para quem gosta da arte, com oficinas e apresentações de balé, dança contemporânea, introdução à dança, movimentos livres e integração entre corpo e espaço. A ordem é não ficar parado!
Para, literalmente, aquecer o corpo e a semana, o “cardápio” artístico do evento é aberto pela bailarina, instrutora e coreógrafa Gabriela Moriondo, que apresenta o projeto de formação “Improvisação em dança: exercícios de liberdade”.
Em formato de videoaula, Gabriela vai introduzir a prática da improvisação em dança contemporânea, promovendo um encontro com as possibilidades do movimento e suas especificidades.
“Durante a oficina, a ideia é oferecer estímulos e estruturas para pesquisa e experimentação em busca de uma dança livre, autêntica e criativa, buscando a improvisação de forma segura e prazerosa para os participantes em suas casas”, disse Gabriela.
Para realizar a formação, não é necessário ter experiência prévia em dança. A oficina tem duração de, aproximadamente, 50 minutos e a classificação é livre.
Programação completa
Segunda (26)
Formação “Improvisação em dança: exercícios de liberdade”, com Gabriela Moriondo
Terça (27)
Formação “Dançar e Sonhar” (ensino de balé clássico para crianças), com Karla Rodrigues
Quarta (28)
Formação “Grandes Dançantes” (jogos e brincadeiras afro para crianças), com Paloma Rigamonte
Quinta (29)
Espetáculo “Fugaz”, com o grupo Allegro
Sexta (30)
Projeto “IN’TRÂNSITO”, com Pablo Sheko