Grande vitrine em rochas no país e no calendário internacional, 21ª edição da feira reunirá 250 expositores.
Por Gustavo Costa
Um dos eventos obrigatórios para o setor de rochas ornamentais, a Vitória Stone Fair já tem data para acontecer em 2024: de 30 de janeiro a 2 de fevereiro. Serão quatro dias para conhecer as novidades do setor, fazer contatos e claro, fechar bons negócios. A previsão é que aproximadamente 250 expositores e mais de 15 mil pessoas de mais de 50 países passem pelo Pavilhão de Carapina, em Serra.
Para Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze e organizadora da feira, o evento é hoje uma oportunidade para realizar negócios, avaliar produtos e serviços para empresários de todo o mundo. “A Vitória Stone Fair é uma referência no mercado internacional. Com um ambiente favorável para a realização de negócios e prospecção de mercados, possibilita criar novas conexões que serão transformadas em negócios ao longo do ano. Toda essa geração de valor e de oportunidades de negócios torna a Vitória Stone Fair uma das maiores ferramentas de posicionamento estratégico do setor”, explicou ela. A feira tem a promoção do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) e Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), além de apoio do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).
A cada ano que passa o evento mostra desenvolvimento. Na edição de 2022, por exemplo, a Milanez & Milaneze registrou um crescimento de 15% na movimentação de visitantes com relação ao ano anterior, apontando especialmente um aumento do número de visitantes do Leste Europeu e América Latina. “A Vitória Stone Fair reforça sua vocação em fomentar negócios, ser fonte de conteúdo técnico e geração de conexões entre os principais atores do setor. Em 2024 não será diferente. Percebemos um aumento de visitantes do Leste Europeu, por exemplo. Então, será uma excelente oportunidade para a pedra natural brasileira conquistar novos mercados”, falou a CEO.
Informações sobre o setor:
- A Vitória Stone Fair é o maior evento de rochas naturais das Américas.
- O Espírito Santo é o maior exportador e principal produtor do Brasil, com 81,67% das exportações do país em valor e volume.
- O Brasil é o quarto maior produtor de rochas ornamentais do mundo, sendo o maior fora da Ásia. Além disso, é hoje o quinto maior exportador.
- A indústria brasileira de rochas ornamentais é composta por 12.200 empresas, 6.600 enquadradas na indústria de transformação e 5.600 na indústria extrativa.