Grande momento do setor de rochas capixabas, a feira será chamada de Marmomac Brazil em 2025
Por Gustavo Costa
Uma grande vitrine das rochas ornamentais não apenas do Espírito Santo, mas do Brasil. Essa é a Vitoria Stone Fair, que foi aberta nesta terça-feira (30), no Pavilhão de Carapina. O grande destaque para a inauguração foi a notícia que a feira está ultrapassando fronteiras e já a partir do ano que vem a Vitoria Stone Fair passa a se chamar Marmomac Brazil e será realizada em São Paulo.
A iniciativa é uma parceria da feira de Vitória com a Marmomac, grande evento internacional, que acontece há mais de 50 anos em Verona, na Itália. A primeira edição Marmomac Brazil já tem data e local marcado e acontecerá entre os dias 18 a 20 de fevereiro, no Anhembi, e terá o objetivo de otimizar e dar ainda mais visibilidade ao setor de rochas no cenário nacional.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), Ed Martins, é um caminho natural que o segmento de rochas no Brasil amplifique o que é realizado com sucesso no Estado. “O setor de rochas brasileiro tem uma representatividade muito grande no cenário mundial, por isso, essa expansão para Marmomac Brazil. Esta mudança marca um outro grande passo na união do setor. Nosso trabalho é levar o setor capixaba, que é o maior estado produtor do país, ainda mais longe”, frisou.
Com a realização da feira em São Paulo, o setor de rochas ganha em alcance. É uma forma da Vitoria Stone Fair ganhar, através da estratégia, ainda mais força para atrair novos consumidores e fomentar negócios ainda maiores no futuro, explicou a CEO da Milanez & Milaneze, Flávia Milaneze. “A Vitoria Stone Fair não está deixando o Estado. Estamos expandindo, ampliando a visibilidade das empresas capixabas. Precisamos olhar um passo a frente para ganhar novos mercados. Nós ainda temos uma série de projetos que irão acontecer no Espírito Santo, além da Cachoeiro Stone Fair que seguirá ainda mais fortalecida”, enfatizou ela.
A CEO usou o exemplo da própria feira da Capital em relação ao evento de Cachoeiro. “Décadas atrás, trouxemos a Cachoeiro Stone Fair para Vitória e fortalecemos ainda mais a presença em Cachoeiro. Agora estamos expandindo a Vitória Stone Fair para São Paulo. É o mesmo caminho”, falou.
Evento desse ano deve movimentar R$ 1 bilhão em negócios
Uma bússola para o mercado de rochas do Estado, a Vitória Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, com promoção do Sindirochas e Cetemag e com apoio do Centrorochas. O evento mostra anualmente a força das rochas ornamentais do Espírito Santo, que desponta como maior produtor do país, com 81,67% das exportações brasileiras.
A feira, que segue até o dia 2 de fevereiro, deve gerar cerca de R$ 1 bilhão em negócios, de acordo com a organização. São 250 marcas de vários países do mundo expondo seus produtos. A Feira deste ano conta novamente com o Stone Summit, em parceria com a Casa Vogue, com palestras voltadas para compradores, arquitetos, designers e profissionais do mercado da construção e trocas de experiências entre os profissionais do setor.
Outro destaque do evento fica por conta da sustentabilidade, tendo o certificado de energia 100% renovável. Toda a energia gasta durante o evento, na montagem, desmontagem é proveniente de fonte limpa e renovável.