24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Vitória Stone Fair tem público recorde

Vitória Stone Fair tem público recorde

O Pavilhão de Carapina, na Serra, se transformou na capital do mármore e do granito, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, com a 31ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito, a Vitória Stone Fair. Durante os quatro dias do evento, passaram pelo local mais de 25 mil visitantes, dos quais 2.540 eram estrangeiros de 66 países.  Isso representou um novo recorde para a feira, que teve início em Cachoeiro em 1989 e ocorre na Capital do Espírito Santo desde 2003.

Os empresários do setor ficaram satisfeitos com o resultado da Stone Fair e já planejam retornar em 2012 para fazer novos negócios. “Eles mostraram interesse na renovação ou ampliação de seus espaços expositivos, o que nos assegura uma feira ainda maior no próximo ano”, afirma a diretora da Milanez & Milaneze, empresa realizadora do evento, Cecília Milaneze.

- Continua após a publicidade -

Ministro prestigia abertura da Feira
A abertura da feira foi realizada no dia 15 em solenidade que contou com as participações do governador do Estado, Renato Casagrande, do ministro da Minas e Energia, Edison Lobão, de políticos, prefeitos, empresários do setor, secretários, entre outros.

Casagrande ressaltou a importância do setor de rochas ornamentais para a economia capixaba e brasileira como forte indutor do desenvolvimento sustentável, gerando emprego e renda em municípios de norte a sul do Espírito Santo.

Edison Lobão classificou o Espírito Santo como uma referência mundial em rochas ornamentais. “É um dos maiores produtores do mundo. As exportações do setor representam uma boa fatia das exportações brasileiras. O Espírito Santo tem uma participação especial no Plano de Mineração 2030, destacando-se justamente no setor de rochas”, declarou.

Ainda, no dia 15, houve a posse da diretoria para o triênio 2011-2013 do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e também o evento Pedra Fundamental, no qual prefeitos debateram sobre a destinação de resíduos do setor. O encontro teve a participação de técnicos do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Novidades em cada estande
Granitos exóticos, mármores inéditos, novidades em quartzitos, máquinas pesadas e equipamentos de última geração seduziram os olhares dos compradores, aquecendo os negócios do setor, que demonstrou ter deixado a crise internacional.

Os estandes dos expositores deram um show à parte. Na edição deste ano, os empresários, tanto estrangeiros, quanto brasileiros, apostaram alto nas decorações, mantendo o padrão grandioso da Vitória Stone Fair. “A feira é um marco da retomada do crescimento do setor. A Vitória Stone Fair, como sempre, é de extrema importância para difundir os produtos brasileiros, ditando as tendências, e este ano veio com muitas inovações tecnológicas, não apenas para o produtor, mas para as indústrias. Sem dúvidas este evento sinalizou a virada do segmento de rochas ornamentais”, avaliou o presidente do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais do Estado (Sindirochas) e do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (Cetemag), Emic Costa.

A feira
A Vitória Stone Fair já é considerada a maior feira de rochas ornamentais da América Latina e uma das mais importantes do mundo pela diversidade. Neste ano, foram 410 expositores, sendo 95 de países como Itália, Egito, Espanha, França, Portugal, Índia, Argentina, Grécia, Turquia, e outros. Com a presença de grandes empresas nacionais e internacionais, o evento ocupou uma área de 36 mil metros quadrados, 20% maior do que em 2010.

Clique aqui para ver as fotos da 31ª edição da Vitória Stone Fair.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA