Setor de rochas ganha força com a Vitória Stone Fair 2019

Foto: Renato Cabrini / Next Editorial

Vinte e cinco das maiores empresas exportadoras de rochas ornamentais são capixabas. Elas marcaram presença no evento que foi realizado no Pavilhão de Carapina, Serra

A força do setor de rochas ornamentais capixabas segue em alta no mercado internacional. Para firmar mais negócios e parcerias foi realizada a 47ª edição da Feira Internacional do Mármore e Granito, Vitoria Stone Fair l Marmomac Latin America 2019, entre os dias 12 e 15 de fevereiro, no Pavilhão de Carapina, na Serra.

O evento reuniu cerca de 300 expositores nacionais e internacionais, de países como China, Coreia do Sul, Itália, Espanha, Índia, Portugal, Rússia e Bulgária, que apresentaram projetos e ações voltadas às vertentes: mercado, conteúdo e conceito.

A cerimônia de abertura da feira foi marcada pela apresentação de protocolos de tratamento de resíduos que visam o desenvolvimento do setor de rochas e da sociedade capixaba. O evento recebeu executivos, autoridades, empresários da cadeia produtiva de rochas ornamentais, compradores mundiais, arquitetos, designers e construtoras.

O presidente do Sindirochas, Tales Machado, afirmou que o evento é uma vitrine para a promoção e fortalecimento do Espírito Santo no cenário mundial. “Os principais Estados exportadores e empresas mundiais escolhem a Vitoria Stone Fair como porta de acesso para a apresentação de seus produtos e serviços para o mercado global de valor”, disse.

A superintendente do Centrorochas, Alessandra Bertolani, disse que os quatro dias Vitória Stone Fair ajudam a movimentar milhões em negócios. – Foto: Renato Cabrini / Next Editorial

Já a superintendente do Centrorochas, Alessandra Bertolani, acredita que a Vitória Stone Fair costuma ser um bom parâmetro para conhecer os principais lançamentos e tendências que serão explorados ao longo do ano. “Os negócios gerados em quatro dias de evento ajudam a movimentar milhões em negócios e destaca internacionalmente as belezas das rochas ornamentais capixabas. Ser a primeira oferta de negócios do ano é muito importante para a economia brasileira e para a movimentação do mercado internacional, sempre ansioso por novidades.”, explicou.

Concurso

Durante a feira foram realizados workshops para quem deseja adquirir novos conhecimentos, estabelecer networking, como é o caso da 2ª edição do Archathon Vitoria Stone Fair, maratona de arquitetura e design.

Nela, 72 participantes são capacitados e aplicam o conhecimento durante uma semana. Em 2018, o local reuniu 78 arquitetos de todo o Brasil, em um Coworking dentro da feira. Ao final, uma banca julgadora escolheu o vencedor que participará da Marmomac 2019 em setembro, em Verona, Itália.

“Os candidatos receberam o desafio de criar um design de interiores usando as rochas ornamentais apresentadas no portfólio de quatro marcas que participaram da feira. Eles mostraram as diversas possibilidades de aplicabilidade das pedras naturais”, disse o arquiteto e gestor de conteúdo do Archathon, Thales Lucchesi.

O Business Inteligence possui oito módulos que ajudarão ao exportador a garantir um bom negócio. – Foto: Renato Cabrini / Next Editorial
Plataforma de Inteligência

Durante a feira, o Centrorochas apresentou a plataforma B.I. (Business Intelligence, sigla em inglês), desenvolvido pela MEF Consultoria e Ideia Lucrativa Consultores Associados. Saiba mais sobre a plataforma aqui!

Criado com auxílio de softwares de alta performance, o dispositivo possui oito módulos com informações sobre exportações ou importações, sendo gráficos gerais, países, estados, municípios, portos, evolução (valores e percentual), empresas e forecast que, com base na análise no histórico realizado, oferece a previsão de comportamento do segmento para os próximos 12 meses.

Maiores empresas exportadoras de rochas ornamentais

De acordo com o levantamento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento (MDic) e disponibilizado pelo Centrorochas, o Brasil possui 505 empresas exportadoras de rochas ornamentais e as 25 maiores são capixabas.

Confira mais fotos dos quatro dias de evento:

Vitória Stone Fair (Abertura)


Leia mais:

Conteúdo Publicitário