26.9 C
Vitória
sábado, 15 DE março DE 2025

Vitória lidera ranking nacional de eficiência da máquina pública

Capital capixaba se destaca por gestão eficiente, transparência e inovação, segundo avaliação do Centro de Liderança Pública (CLP)

Por Fabio Gabriel

Vitória conquistou a liderança entre as capitais brasileiras com melhor funcionamento da máquina pública, conforme o Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública (CLP). A avaliação reúne diferentes indicadores que refletem a qualidade da gestão pública nas principais cidades do país.

O estudo analisou aspectos como custos das funções administrativa e legislativa, qualidade das informações contábeis e fiscais, tempo para abertura de empresas, qualificação dos servidores e transparência municipal.

Vitória lidera ranking nacional de eficiência da máquina pública
Um dos atributos da pesquisa são as qualificações dos servidores municipais. Foto ES Brasil

O prefeito Lorenzo Pazolini atribuiu o bom desempenho a uma série de medidas adotadas desde o início de sua gestão, em janeiro de 2021. “Temos utilizado os recursos de forma mais eficiente, promovendo um ambiente favorável para criação de mais oportunidades de emprego e renda para os moradores. Tudo é fruto de uma construção coletiva”, declarou.

A administração municipal promoveu ajustes fiscais e concedeu abonos e o maior reajuste salarial dos últimos tempos aos servidores públicos. Pazolini destacou que essas ações ajudaram a aquecer a economia local. “Reforçamos a necessidade de continuarmos atentos às contas, com responsabilidade e pés no chão”, ressaltou.

LEIA MAIS
Mulheres Sem Terra ocuparam áreas da Suzano. Foto: Divulgação/MST Findes repudia invasão de mulheres Sem Terra a Suzano em Aracruz - Findes defende o direito a propriedade e MST alega que ocupação integra o conjunto de ações em defesa da Reforma Agrária 
Participação de um estudante na 6º do InovaES. Foto: Redes Sociais Secti InovaES começa em março com o tema Cidades Inteligentes - A primeira feira do InovaES será realizada em Vitória, abrindo o calendário de 2025 com temas sobre desenvolvimento urbano inteligente e sustentável

Gestão centrada

A eficiência administrativa, segundo o prefeito, refletiu diretamente na qualidade de vida dos moradores e na consolidação de Vitória como referência nacional em gestão pública. “Hoje, Vitória é destaque em vários setores. É motivo de orgulho saber que todas as medidas que adotamos ajudaram a conquistar mais esse grande resultado, comprovando a eficiência de nossas equipes na promoção de bem-estar social”, concluiu Pazolini.

Além de Vitória, o ranking das cinco melhores capitais inclui Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE).

O Ranking de Competitividade dos Municípios avalia cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes. Em 2024, foram analisados 404 municípios, abrangendo 59,34% da população do país. A classificação é estruturada em três dimensões — instituições, sociedade e economia — organizadas em 13 pilares que englobam 65 indicadores.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA