Local funcionará de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita
Por Redação
Os frequentadores da região do final da Praia de Camburi, próximo ao bairro Jardim Camburi, já observavam as movimentações nos últimos meses, e agora a cidade se prepara para a inauguração de um novo espaço verde. Na próxima quinta-feira (26), será inaugurado o Parque Costeiro, uma área de 17 mil metros quadrados voltada para a educação ambiental, pesquisa e lazer. O local funcionará de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita.
O Parque Costeiro, construído e administrado pela Vale, é uma das iniciativas previstas no Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado com órgãos estaduais e federais, visando à recuperação da faixa de areia no extremo norte de Camburi e à restauração da restinga ao longo da orla. A inauguração marca mais uma conquista ambiental para Vitória, que já conta com o Parque Botânico Vale como outro espaço de destaque.
Confira no vídeo abaixo como ficou o novo parque.
Rodrigo Ruggiero, diretor de Pelotização da Vale, destacou a importância do novo parque. “O parque reforça o compromisso com a conservação ambiental e o bem-estar das pessoas em contato com a natureza. Ele será voltado para a educação ambiental e pesquisa, além de valorizar a biodiversidade”, pontuou.
O Parque Costeiro oferece uma série de atrações para o público. Entre elas, trilhas ecológicas, um mirante com vista panorâmica, um Jardim Sensorial e uma sala multiuso para atividades culturais e educativas. Outro ponto de destaque é o acesso à fonte de água da Biquinha, um local histórico de grande importância para a região.
Um dos maiores atrativos do parque será a ponte sobre o Rio Camburi, que conduzirá os visitantes a uma trilha em uma área de restinga em recuperação, onde foram plantadas espécies nativas. Todo o projeto foi pensado para garantir acessibilidade, com estruturas adaptadas para receber todos os públicos.
Além da construção do parque, o TCA prevê o plantio de 25 mil mudas de plantas nativas ao longo da orla de Camburi, abrangendo uma área de 140 mil metros quadrados, fortalecendo o compromisso com a recuperação ambiental e a sustentabilidade da cidade.