20.5 C
Vitória
segunda-feira, 17 maio, 2021

Vitória está entre as três cidades com maior potencial de mobilidade e acessibilidade

Vitória está no pódio das cidades brasileiras com maior potencial de Mobilidade e Acessibilidade. A capital capixaba ficou em terceiro lugar na edição 2020 do Ranking Connected Smart Cities, o mais importante estudo no País sobre o ecossistema.

São Paulo (SP) e Brasília (DF) ocupam, respectivamente, primeiro e segundo lugares. O ranking avalia o eixo de mobilidade pautado em acessibilidade, conectividade e modais de transporte. O estudo considerou os 673 municípios com mais de 50 mil habitantes.

Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities e que também coordena o estudo, ressalta que o ranking avalia o eixo de mobilidade pautado em acessibilidade, conectividade e modais de transporte, considerando oito indicadores, e, no total possível de 6,75 pontos, as três cidades atingiram menos de 4,3 pontos.

“O levantamento avalia a proporção de automóveis por habitante, atrelada à eficiência e poluição, multimodalidade, quilometragem do transporte de massa: metrô e trem urbano e ciclovia, também associada à saúde e ao meio ambiente. As conexões entre cidades – rodoviárias e aeroviárias, que cumprem um papel de mobilidade e conexão econômica –, e o percentual de veículos de baixa emissão”, comenta Rigon.

Além do ingresso de veículos de baixa emissão, Vitória se destaca com seus 12,94 quilômetros de ciclovia por 100 mil habitantes.

Sobre o ranking

O Ranking Connected Smart Cities é composto por 70 indicadores em 11 eixos temáticos: Mobilidade, urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia.

A edição 2020 do Ranking Connected Smart Cities coleta dados e informações de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (segundo estimativa populacional do IBGE em 2019), totalizando 673 cidades, sendo: 48 com mais de 500 mil habitantes, 274 com 100 a 500 mil habitantes e 349 com 50 a 100 mil habitantes.

O estudo considera o “Conceito de Conectividade” sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.

Para manter a transparência e a coerência das informações, os dados são coletados em fontes secundárias que agrupem o universo de cidades pesquisadas, mantendo a mesma origem e o mesmo período de coleta dos dados de todos os municípios do estudo.

*Com informações da Prefeitura de Vitória e Agência Estadão

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade