24.4 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Conferência nacional debate Inovação Tecnológica em Vitória

Conferência nacional debate Inovação Tecnológica em Vitória

A capital capixaba é sede do Congresso Anpei, um dos eventos mais importantes do país sobre o tema

Começou ontem em Vitória um dos mais importantes eventos sobre inovação no Brasil. A 13ª edição da Conferência Anpei de Inovação Tenológica, realizada Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Inovadoras (Anpei), acontece em um momento de grande importância para o setor, tendo em vista o anúncio feito em março pela presidência da República de um pacote de investimentos de mais de 32 bilhões para os próximos anos. “Inovação competitiva e aberta transformando o Brasil” foi o tema escolhido para o evento que acontece até a próxima quarta-feira (5) no Centro de Convenções de Vitória.

- Continua após a publicidade -

A cerimônia de abertura teve como convidados o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de Carlos Calmanovici, presidente da Anpei. Estiveram presentes autoridades como o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos; o presidente da Finep, Glauco Antonio Truzzi Arbix; o presidente a Findes, Marcos Guerra, o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi; o deputado federal Paulo Foletto; entre outros.

“Ao olhar para o passado recente percebe-se que passamos os últimos anos discutindo bastante a importância da inovação para a competitividade nas empresas e por consequência, para a economia brasileira. Essa discussão precisa avançar rapidamente, no sentido de se transformar em ações concretas e abrangentes em curtíssimo prazo. Temos as condições para uma ousadia bem maior”, afirmou o ministro Marco Antonio Raupp, que acredita que uma ampla parte das lideranças de vários setores do país já tem plena consciência da importância da inovação.

O governador ressaltou a necessidade de aprofundar o que chamou de agenda do presente e do futuro, relacionada com a inovação com o passado ainda mal resolvido no que se refere à logística e à infraestrutura. “O Brasil vive uma transição. Estamos no caminho correto mas com a velocidade ainda pequena, perto da necessidade de inserção internacional. Tanto a inserção econômica e como proteção do planeta passam pela ciência e pela inovação, para produzir mais gastando menos”, afirmou Casagrande.

O presidente da Anpei, Carlos Calmanovici destacou o momento histórico no país com a liberação de recursos sem precedentes, que demandam um esforço coletivo de vários segmentos sociais para serem bem aproveitados. “A consolidação de uma economia inovadora no Brasil com estratégias de pesquisa e desenvolvimento mais agressivas assegurará o fortalecimento das empresas e o nosso superávit comercial, aumentando a densidade tecnológica da produção nacional e reduzindo o risco de flutuação dos preços das commodities”, declarou Calmanovici.

No primeiro dia do evento, foi realizado também um workshop com cerca de 950 representantes de micro e pequenas empresas, fruto da parceria do Sebrae com a Anpei. Durante a tarde, dois painéis discutiram os desafios da inovação no Brasil, um deles na perspectiva das entidades públicas e outro das instituições empresariais.

No dia de hoje, um dos palestrantes foi o norte-americano Chris Anderson, autor do best seller A Cauda Longa. Outro tema abordado será a criação da Embrapii, empresa criada pelo governo federal para fomentar a inovação no país. A conferência ainda apresenta os Comitês Temáticos da Anpei e diversos cases de inovação em empresas capixabas e brasileiras.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA