24.4 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Vitória anuncia volta às aulas

O prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini anunciou, em vídeo divulgado nas redes sociais nesta terça-feira (04), o retorno das aulas presenciais nas escolas do município a partir da próxima segunda-feira (10).

Em sua fala, o prefeito afirma que a decisão foi tomada após intensos debates. “Temos que respeitar a ciência, mas também os pais e mães que seguem aflitos em suas residências. Estaremos preparados para na próxima segunda-feira receber os alunos com atenção e respeito às normas sanitárias”, destaca.

O presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo, Moacir Lellis, também se posicionou a favor da decisão anunciada por Pazolini. “A criança precisa ter contato com outra criança. Essa convivência socioemocional é importantíssima para o seu desenvolvimento. Estamos buscando dar o direito à educação para crianças e adolescentes”.

- Continua após a publicidade -

Rodrigo Aboudib, pediatra e coordenador da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Pediatria, também se posicionou favorável à decisão. “Em razão disso é que nós entendemos essa janela de oportunidades que estamos perdemos na pandemia. É fundamental que todos os atores envolvidos com a educação infantil se unam em defesa da educação”, alertou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, também se pronunciou sobre o assunto, afirmando que irá levar o assunto para ser debatido na Assembleia, para que, assim como Vitória, a decisão do retorno gradual da educação se estenda para todo o Espírito Santo.

GOVERNO DO ESTADO

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação informou que continua seguindo o Mapa de Risco do Governo do Estado, que é atualizado semanalmente. “Atualmente, nos municípios de Risco Moderado (e quando houver municípios de Risco Baixo) as aulas na Rede Estadual podem ser realizadas no formato híbrido (presencial e remoto). As redes privada e municipais podem adotar o mesmo modelo, podendo, também, ser presencial. Vinte e dois municípios, classificados, atualmente, como Risco Moderado já realizam aulas no formato híbrido, de acordo com o Mapa de Risco vigente de 3 a 7 de maio”.

O Governo do Estado ainda não anunciou nenhuma decisão sobre o retorno presencial das aulas em municípios classificadas em risco moderado, alto ou extremo, de acordo com o Mapa de Risco, no Espírito Santo. A expectativa é de que a decisão, que pode contar com mudanças nesta questão, seja anunciada na próxima sexta-feira (07).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA