28.3 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Vitória: 70,5% das famílias estão endividadas

O indicador cresceu 0,9% entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, e os endividados correspondem a 94 mil famílias 

Em Vitória, 70,5% das famílias estão endividadas. O indicador cresceu na passagem de dezembro do ano passado para janeiro deste ano em 0,9 ponto percentual, o que corresponde a quase 94 mil famílias da Capital. Em relação a janeiro de 2021, o endividamento ficou 6,3 pontos percentual maior.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) e foram divulgados pela A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

- Continua após a publicidade -

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, pontua que, comparativamente, o ano de 2022 começou com um pouco mais de endividamento que em 2020 e 2021, porém com a inadimplência em nível menor que dos últimos dois anos.

“As festividades de final de ano justificam o maior patamar de endividamento, além das despesas típicas do início do ano com educação e impostos. Assim, se torna importante o acompanhamento do nível de inadimplência nos próximos meses, devido ao aumento de contratação de dívidas. Em 2022, ainda há uma preocupação das famílias com o equilíbrio do orçamento diante das incertezas sobre inflação, juros e continuidade do emprego, o que vai determinar o ritmo de gastos para os próximos meses”, destacou.

Inadimplência

Além disso, a inadimplência também apresentou alta de 0,9 ponto percentual, passando a 28,6% em janeiro, o que corresponde a cerca de 38 mil famílias com pelo menos uma conta ou dívida em atraso. Já aqueles que não terão condições de pagar as dívidas atrasadas no próximo mês foram 13,2%.

Frente ao ano passado, a inadimplência ficou 1,2 ponto percentual menor. Já aqueles cuja expectativa é que não tenham condições de pagar as dívidas no próximo mês ficou em 13,2%.

Cartão de Crédito

O cartão de crédito é o principal tipo de dívida, sendo apontado por 87,7% das famílias endividadas. A categoria “outros” é o segundo tipo mais representativo (21,9%), com peso maior do financiamento de carro e casa.

Entre os endividados, a parcela de comprometimento da renda mensal com dívidas ficou, em média, em 31% e com a renda comprometida pelos próximos 7 meses. Já os inadimplentes afirmaram que o pagamento está atrasado, em média, há 61 dias.

Análise por Renda Familiar

O nível de endividamento em janeiro de 2022 ficou equilibrado entre as faixas de renda, mas a inadimplência ficou mais concentrada nas famílias de renda familiar até 10 salários mínimos.

Vitória: 70,5% das famílias estão endividadas
O ano de 2022 começou com um pouco mais de endividamento, segundo Jose Lino Sepulcri. Foto: Divulgação/Fecomercio-ES

Para esse grupo o nível de endividamento marcou 70,8% e a inadimplência 30,7%. Já para o grupo com renda familiar acima de 10 salários mínimos, o endividamento ficou em 68,6% e a inadimplência em 15,2%. Daqueles que afirmaram que não terão condições de pagar suas dívidas no próximo mês na faixa de renda mais baixa ficou em 14,5% e no outro grupo em 5,9%.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A pesquisa é realizada com uma amostra de, no mínimo, 500 famílias residentes no município de Vitória. A análise dos dados é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA