17.2 C
Vitória
domingo, 31 maio, 2020

Vítimas de afogamentos aumentam no verão. Saiba como evitar!

Leia Também

É preciso suplementar o que não conseguimos ingerir pela alimentação

Além da maioria das pessoas não se alimentarem corretamente, existem muitos nutrientes que nosso corpo não consegue produzir sozinho e são essenciais para a nossa vitalidade.

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Campanha visa a arrecadar alimentos para ajudar pessoas em situação de rua

Ao todo, serão entregues 150 almoços, com suco, água e sobremesa, e também um kit de higiene às pessoas em situação de rua.

Segundo o especialista, os afogamentos podem ser classificados clinicamente em diferentes graus, de acordo com a condição de insuficiência respiratória

Nas férias e no verão, o mar se torna ainda mais convidativo por conta do calor. Mas é nesse período que o número de afogamentos aumenta mais. O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, foi o que mais atendeu esses tipos de caso.

De acordo com o coordenador da Urgência e Emergência do hospital, Alexandre Bittencourt, somente no mês de dezembro de 2018, o hospital recebeu quatro vítimas deste tipo de acidente. Uma delas não resistiu e morreu na unidade.

Bittencourt contou que a falta de conhecimento e imprudência podem ser os grandes vilões em afogamentos. Assim que for detectado que a vítima está desacordada, é necessário iniciar as manobras de recuperação cardiorrespiratórias ou cardiopulmonares imediatamente.

Foto: Gustavo Bezerra

“Essas manobras são essenciais para a recuperação e sobrevida do paciente. É necessário retirar as roupas molhadas da vítima e tentar elevar a temperatura corporal, para isso, basta cobri-la com uma toalha. Também é necessário proteger a coluna cervical e iniciar a respiração boca a boca”, destacou o médico.

O coordenador destacou, ainda, a importância de acionar o salva-vidas presente no local ou o Corpo de Bombeiros sempre que possível. Além disso, o médico disse que o cuidado com as crianças devem ser bem maior, pois são mais propensas a se aventurarem no mar.

Guarda-vidas

É nesse período que as praias da Grande Vitória passam a ter reforço na equipe de guarda-vidas. As praias da Serra está atuando com 98 profissionais desde o dia 15 de dezembro. Eles foram distribuídos ao longo dos 23 quilômetros de litoral, entre as praias de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida.

Vitória conta, atualmente, com 74 guarda-vidas para garantir a segurança dos banhistas durante a estação mais quente do ano. Os profissionais trabalham das 8 às 18 horas e possuem treinamento e equipamentos apropriados para possível resgate dos banhistas.

Vila Velha, passou a contar com 130 guarda-vidas, 20 a mais em relação ao efetivo atual, além da criação de nove novos postos de observação.

Como evitar os afogamentos?
  • Nunca deixe crianças sozinhas quando estiverem dentro ou próximas da água, nem por um segundo. Nessas situações, garanta que um adulto estará as supervisionando de forma ativa e constante o tempo todo;
  • O colete salva-vidas é o equipamento mais seguro para evitar afogamentos. Boias e outros equipamentos infláveis passam uma falsa segurança, mas podem estourar ou virar a qualquer momento;
  • Ensine as crianças a não correr, empurrar, pular em outras crianças ou simular que estão se afogando quando estiverem na piscina, lago, rio ou mar;
  • Piscinas devem ser protegidas com cercas de no mínimo 1,5 m de altura e portões com cadeados ou trava de segurança. Atenção! Alarmes e capas de piscina garantem mais proteção, mas não eliminam o risco de acidentes;
  • Tenha certeza que as crianças estão nadando em áreas seguras de rios, lagos, praias e represas;
  • Ensine as crianças a respeitarem as placas de proibição nas praias, os guarda-vidas e a verificarem as condições das águas abertas.

    Leia mais:

  • Mais guarda-vidas nas praias da Serra a partir de hoje
  • Guarda-vidas distribuirão pulseiras para segurança de crianças
  • Equipe de guarda-vidas será ampliada durante o verão em Vila Velha
Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_176
Continua após publicidade

Fique por dentro

Crise econômica causada pelo novo coronavírus faz desemprego chegar a 12,6%

De acordo com o IBGE, são aproximadamente 4 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho nesse trimestre.

Prejuízo com fechamento de shoppings centers capixabas chega a R$ 1 bilhão

Os shoppings centers da Grande Vitória estão fechados desde o dia 19 de março, por meio de um decreto estadual a fim de conter a pandemia do novo coronavírus.

PIB está 4,2% abaixo do pico observado no fim de 2014, diz IBGE

O resultado, segundo a instituição, é resultado do primeiro trimestre teve forte impacto da pandemia do novo coronavírus.

Maia diz que auxílio emergencial deve ser prorrogado, mas teme redução de valor

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou que há um embate explícito dentro do governo, e do próprio Parlamento, entre priorizar investimentos públicos e privados.

Vida Capixaba

Lugar de homem é na cozinha

A arte de combinar ingredientes e temperos tem atraído mais e mais homens Em restaurantes ou em ambientes domésticos, é cada vez mais comum ver...

Shoppings da Grande Vitória poderão abrir a partir de segunda (1º)

De acordo com a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, a decisão foi tomada durante uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública do Estado, realizada hoje. 

Como montar um cantinho lúdico e organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras.

Orquestra Sinfônica Sul Espírito Santo realizará apresentações on-line

A primeira apresentação da série "[email protected] Sinfônica In Live", será na próxima quinta-feira (04), a partir das 20h, pelas mídias sociais do projeto social Casa Verde.
Continua após publicidade