A 35ª edição da Cachoeiro Stone Fair recebeu 18 mil visitantes que vieram de todos os estados brasileiros, Distrito Federal, e de outros 25 países
Por Redação
A Cachoeiro Stone Fair encerrou mais uma edição reforçando a sua relevância como um dos maiores eventos do setor de pedras naturais do país e uma das principais vitrines de negócios da América Latina.
Durante os quatro dias de evento, de terça (27) a sexta (30), passaram pelo Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim, 18 mil pessoas que vieram de todos os estados brasileiros, Distrito Federal, e de outros 25 países. Do total, 30% se referem a novos participantes.
Estados Unidos, China, Itália, Argentina, Espanha, Índia, Portugal e Coreia do Sul são os países com o maior número de visitantes. Para o presidente do Sindirochas, Ed Martins, a feira superou as expectativas. “Os empresários confirmaram a movimentação nas empresas e os negócios gerados, e todos ficaram felizes com o resultado. O público também se encantou com os estandes, os layouts e os corredores mais amplos, que facilitaram a circulação. Tudo isso contribuiu para o sucesso da feira. Esta 35ª edição nos presenteou com um resultado maravilhoso!”, comemorou.
A participação estrangeira também se destacou na exposição de produtos. Nesta edição, a feira contou com expositores vindos da Turquia, China, Itália e Espanha.
Para Emre Kirca, CEO da empresa turca de resinas Safir Epoksi, a feira representa uma oportunidade para conectar-se com novos parceiros e explorar oportunidades no mercado latino-americano. “Para nós é uma oportunidade valiosa de ampliar nossos negócios e conhecer as tendências do mercado brasileiro”, disse
Summer Su, gerente de vendas da Xiamen Earten Pegasus, também ressalta o interesse da empresa em expandir suas operações para o Brasil. “Estamos buscando estreitar laços com o setor brasileiro e explorar novas possibilidades de colaboração”, comenta.
Quem também comemorou foi a Toledo Mineração. A passagem da empresa pela Cachoeiro Stone Fair teve 100% de aproveitamento com todos os blocos vendidos. Eles expuseram quatro blocos de jazidas próprias, os já conhecidos Ornamental White e White Pearl e dois lançamentos: Platinum e Cartier Crystal. “Depois de 10 anos estamos voltando para o setor com a venda de blocos e alcançar esse resultado na feira é animador”, declarou a CEO da empresa, Josy Toledo.
De Goiás, a marmorista Fernanda Martins aproveitou a Cachoeiro Stone Fair para fazer bons negócios e visitar as empresas. Ela retornou para casa com uma carga de granito garantida para seu empreendimento. “Desde que comecei a frequentar a feira, em 2022, não parei mais. É a chance de ver as novidades em primeira mão. Negociar por telefone é uma coisa, mas olho no olho é muito melhor”, disse.
Conexões e oportunidades futuras
O encerramento da Cachoeiro Stone Fair 2024 dá início a uma nova fase: a dos fechamentos de negócios. Empresas e profissionais saem da feira com um leque de novas possibilidades a serem exploradas, garantindo que os impactos da edição 2024 se estendam bem além dos quatro dias de evento. A expectativa é de que as conexões estabelecidas durante o encontro resultem em parcerias duradouras e novos negócios ao longo dos próximos meses.
“A feira é apenas o começo,” comentou a executiva de vendas da Marbrasa, Daniela Bazoni. “Agora, vamos começar a transformar o que foi discutido e acordado aqui em projetos concretos e colaborações frutíferas que impulsionam o setor.”
Em um clima de otimismo, Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento, compartilhou suas impressões sobre a 35ª edição, enfatizando a inovação, a diversidade e a grandiosidade que encantaram os participantes.
“A Cachoeiro Stone Fair já faz parte do calendário internacional de feiras e há 35 anos é responsável por apresentar os lançamentos em pedras naturais, máquinas e insumos, atraindo cada vez mais a presença de compradores nacionais e internacionais e a participação de marmoristas de todo o país, que aguardam ansiosos pelo tradicional Encontro de Marmoristas, com capacitação e troca de experiências. O clima nesta edição foi de muito otimismo, a feira conseguiu surpreender com a ousadia e diversidade na aplicabilidade das pedras, com as novidades em acabamentos e cores, com sua grandiosidade e realmente encantou os participantes, que já saem esperando pela próxima edição, que sempre tende a ser maior e mais surpreendente”, comentou.
Rodadas de negócios
Compradores internacionais de países como Estados Unidos, México, Reino Unido e Índia também estiveram presentes no estande do programa It’s Natural – Brazilian Natural Stone, para as rodadas de negócios com empresas brasileiras. A ação foi promovida pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), dentro do programa Exporta Mais Brasil.
O empresário inglês Ankur Gupta compartilhou sua satisfação com os resultados obtidos durante o evento: “Ganhei muitos fornecedores e muita experiência, especialmente com as visitas à fábrica e com a mesa da rodada de negócios. Foi uma vivência enriquecedora, e certamente planejo participar novamente no futuro”.
Já para o norte americano Jay Sethia, executivo da Pomograniti, a oportunidade de se conectar com fornecedores foi o grande destaque da experiência. “Participamos de várias reuniões, o que considerei excelente. Foi muito proveitoso conversar com os fornecedores para compreendê-los melhor e para que eles também nos entendessem. No final, essa experiência se mostrou surpreendente e gratificante”, disse.
O programa também ofereceu uma experiência imersiva na Cachoeiro Stone Fair para formadores de opinião internacionais, incluindo jornalistas e influenciadores dos Estados Unidos, Turquia e Líbano.
Além de visitarem a feira, foram nas pedreiras, nas indústrias e showrooms, onde puderam conhecer de perto o processo de extração, beneficiamento e aplicação das pedras naturais.