23.3 C
Vitória
quinta-feira, 12 DE setembro DE 2024

Visitantes de 25 países marcam presença em feira de rochas realizada no ES

A 35ª edição da Cachoeiro Stone Fair recebeu 18 mil visitantes que vieram de todos os estados brasileiros, Distrito Federal, e de outros 25 países

Por Redação

A Cachoeiro Stone Fair encerrou mais uma edição reforçando a sua relevância como um dos maiores eventos do setor de pedras naturais do país e uma das principais vitrines de negócios da América Latina.  

- Continua após a publicidade -

Durante os quatro dias de evento, de terça (27) a sexta (30), passaram pelo Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa, em Cachoeiro de Itapemirim, 18 mil pessoas que vieram de todos os estados brasileiros, Distrito Federal, e de outros 25 países. Do total, 30% se referem a novos participantes.

Estados Unidos, China, Itália, Argentina, Espanha, Índia, Portugal e Coreia do Sul são os países com o maior número de visitantes. Para o presidente do Sindirochas, Ed Martins, a feira superou as expectativas. “Os empresários confirmaram a movimentação nas empresas e os negócios gerados, e todos ficaram felizes com o resultado. O público também se encantou com os estandes, os layouts e os corredores mais amplos, que facilitaram a circulação. Tudo isso contribuiu para o sucesso da feira. Esta 35ª edição nos presenteou com um resultado maravilhoso!”, comemorou. 

A participação estrangeira também se destacou na exposição de produtos. Nesta edição, a feira contou com expositores vindos da Turquia, China, Itália e Espanha.

Para Emre Kirca, CEO da empresa turca de resinas Safir Epoksi, a feira representa uma oportunidade para conectar-se com novos parceiros e explorar oportunidades no mercado latino-americano. “Para nós é uma oportunidade valiosa de ampliar nossos negócios e conhecer as tendências do mercado brasileiro”, disse 

Summer Su, gerente de vendas da Xiamen Earten Pegasus, também ressalta o interesse da empresa em expandir suas operações para o Brasil. “Estamos buscando estreitar laços com o setor brasileiro e explorar novas possibilidades de colaboração”, comenta. 

Quem também comemorou foi a Toledo Mineração. A passagem da empresa pela Cachoeiro Stone Fair teve 100% de aproveitamento com todos os blocos vendidos. Eles expuseram quatro blocos de jazidas próprias, os já conhecidos Ornamental White e White Pearl e dois lançamentos: Platinum e Cartier Crystal. “Depois de 10 anos estamos voltando para o setor com a venda de blocos e alcançar esse resultado na feira é animador”, declarou a CEO da empresa, Josy Toledo. 

LEIA MAIS
Setor moveleiro de Linhares movimenta bilhões de reais ao ano Setor moveleiro de Linhares movimenta bilhões de reais ao ano - Apenas nos últimos dois anos, foram investidos mais de R$ 50 milhões nas empresas do setor moveleiro
Findes agora é correspondente do Bandes no Espírito Santo  Findes agora é correspondente do Bandes no Espírito Santo  - A iniciativa busca facilitar o acesso ao crédito para as indústrias capixabas e contribuir para interiorizar desenvolvimento do banco no Estado 

De Goiás, a marmorista Fernanda Martins aproveitou a Cachoeiro Stone Fair para fazer bons negócios e visitar as empresas. Ela retornou para casa com uma carga de granito garantida para seu empreendimento. “Desde que comecei a frequentar a feira, em 2022, não parei mais. É a chance de ver as novidades em primeira mão. Negociar por telefone é uma coisa, mas olho no olho é muito melhor”, disse. 

Conexões e oportunidades futuras

O encerramento da Cachoeiro Stone Fair 2024 dá início a uma nova fase: a dos fechamentos de negócios. Empresas e profissionais saem da feira com um leque de novas possibilidades a serem exploradas, garantindo que os impactos da edição 2024 se estendam bem além dos quatro dias de evento. A expectativa é de que as conexões estabelecidas durante o encontro resultem em parcerias duradouras e novos negócios ao longo dos próximos meses.

“A feira é apenas o começo,” comentou a executiva de vendas da Marbrasa, Daniela Bazoni. “Agora, vamos começar a transformar o que foi discutido e acordado aqui em projetos concretos e colaborações frutíferas que impulsionam o setor.”

Em um clima de otimismo, Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento, compartilhou suas impressões sobre a 35ª edição, enfatizando a inovação, a diversidade e a grandiosidade que encantaram os participantes. 

“A Cachoeiro Stone Fair já faz parte do calendário internacional de feiras e há 35 anos é responsável por apresentar os lançamentos em pedras naturais, máquinas e insumos, atraindo cada vez mais a presença de compradores nacionais e internacionais e a participação de marmoristas de todo o país, que aguardam ansiosos pelo tradicional Encontro de Marmoristas, com capacitação e troca de experiências. O clima nesta edição foi de muito otimismo, a feira conseguiu surpreender com a ousadia e diversidade na aplicabilidade das pedras, com as novidades em acabamentos e cores, com sua grandiosidade e realmente encantou os participantes, que já saem esperando pela próxima edição, que sempre tende a ser maior e mais surpreendente”, comentou.

Rodadas de negócios

Compradores internacionais de países como Estados Unidos, México, Reino Unido e Índia também estiveram presentes no estande do programa It’s Natural – Brazilian Natural Stone, para as rodadas de negócios com empresas brasileiras. A ação foi promovida pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), dentro do programa Exporta Mais Brasil. 

Visitantes de 25 países marcam presença em feira de rochas realizada no ES
Compradores internacionais de países como Estados Unidos, México, Reino Unido e Índia estiveram presentes nas rodadas de negócios com empresas brasileiras – Foto: Divulgação

O empresário inglês Ankur Gupta compartilhou sua satisfação com os resultados obtidos durante o evento: “Ganhei muitos fornecedores e muita experiência, especialmente com as visitas à fábrica e com a mesa da rodada de negócios. Foi uma vivência enriquecedora, e certamente planejo participar novamente no futuro”.

Já para o norte americano Jay Sethia, executivo da Pomograniti, a oportunidade de se conectar com fornecedores foi o grande destaque da experiência. “Participamos de várias reuniões, o que considerei excelente. Foi muito proveitoso conversar com os fornecedores para compreendê-los melhor e para que eles também nos entendessem. No final, essa experiência se mostrou surpreendente e gratificante”, disse. 

O programa também ofereceu uma experiência imersiva na Cachoeiro Stone Fair para formadores de opinião internacionais, incluindo jornalistas e influenciadores dos Estados Unidos, Turquia e Líbano. 

Além de visitarem a feira, foram nas pedreiras, nas indústrias e showrooms, onde puderam conhecer de perto o processo de extração, beneficiamento e aplicação das pedras naturais.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 223

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA