Apresentação contou com 174 jovens violinistas, que apresentaram canções de Suzuki e da música popular brasileira
Por Jessica Coutinho
Jovens capixabas fizeram bonito num dos maiores palcos culturais do país. Realizado nesta quarta-feira (23), o concerto “Os Pequenos Mozarts e Convidados” recebeu 174 estudantes do método Suzuki de violino no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Vindos de diversas regiões do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, os jovens tocaram, além do repertório Suzuki, canções da música popular brasileira.
Do Espírito Santo, 16 alunos do Centro de Música de Vitória estiveram entre os convidados do evento. As crianças e adolescentes, com idade entre 5 e 16 anos, representaram o Estado pela segunda vez na história do concerto que celebra o marco de 50 anos desde a chegada do Método Suzuki no Brasil, técnica criada pelo músico japonês Shinichi Suzuki – a primeira foi há 15 anos.
“Estamos muito felizes e empolgados com essa oportunidade. Ensaiamos bastante e fizemos bonito no palco de um dos mais importantes teatros do Brasil”, revela Adriana Vinand, CEO do Centro de Música de Vitória.
Além dos capixabas, ex-alunos e jovens de outros sete projetos do método Suzuki estiveram no palco. São eles: Amadeus; Projeto Carioquinha; Tango Revirado; Orquestra de Pandeiros Tum ta que ta; Projeto Musical ASAFE (Nova Iguaçu); Academia de Música Ferreira; e Instituto Nossa Senhora da Glória (Macaé).
O convite foi feito pela violinista Suray Soren, da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. “O concerto foi incrível. Uma oportunidade maravilhosa para meus alunos, estarem conhecendo e tocando num dos Theatros mais importantes do Brasil. Tanto eles quanto os familiares ficaram encantados e super felizes”, conta Adriana.
A metodologia Suzuki de violino é uma das mais usadas no mundo inteiro. Ela foi criada pelo músico japonês Shinichi Suzuki (1898-1998) após a Segunda Guerra Mundial. A proposta do método é desenvolver o potencial musical das crianças, considerando que a capacidade musical não é inata, mas pode ser desenvolvida. Assim, a criança é apresentada à música de forma semelhante à como aprendemos a língua materna, ou seja, através da escuta, imitação e interação.
Pioneira no ensino do Método Suzuki no Rio de Janeiro, Suray Soren adaptou o método japonês à nossa realidade, aproveitando a riqueza da música brasileira. Sendo assim, deu origem ao Método Suzuki Tropical e, por vários anos, ministra cursos para formação de monitores e professores do Método.