O município canela-verde faz parte do traçado da futura ferrovia que vai ligar Santa Leopoldina a Anchieta, no litoral Sul do Estado
Por Kikina Sessa
Vila Velha é um dos seis municípios presentes no traçado do projeto chamado Ramal Anchieta, que prevê a construção de uma ferrovia ligando a cidade de Santa Leopoldina ao município de Anchieta. O ramal ferroviário – que deverá ser construído por meio de uma parceria entre a Vale e os governos federal e estadual – visa aumentar a eficiência logística, reduzir custos de transporte e impulsionar a economia dos municípios capixabas que fazem parte do traçado previsto no projeto.
Com um investimento de R$ 6 bilhões, o empreendimento inclui uma linha tronco de 80 km de extensão que vai contemplar Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. Além disso, também será construída uma conexão adicional de 20 km, entre o Porto de Ubu, operado pela Samarco, e o pátio ferroviário.

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, diz que a iniciativa é um marco para o desenvolvimento econômico local e regional. “Este novo ramal ferroviário representa não apenas um avanço logístico, mas uma mudança de paradigma para o setor produtivo canela-verde e capixaba, pois vai garantir a conexão do Estado a novas possibilidades e fortalecer a posição estratégica de Vila Velha no setor logístico nacional”, ressaltou.
De acordo com o projeto apresentado pelo vice-governador Ricardo Ferraço, em agosto de 2023, o traçado da ferrovia passará pelos municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta. “A construção deste modal está em sintonia com o propósito do governo do Estado de materializar o desenvolvimento capixaba. A ferrovia vai conectar um dos mais importantes complexos siderúrgicos do mundo, localizado aqui no Espírito Santo e servirá para outros segmentos industriais e comerciais que mantêm relação com a região Centro-Oeste”, disse o vice-governador na ocasião.


Cronograma
Apesar dos desafios relacionados ao licenciamento ambiental e às desapropriações, a expectativa é que os estudos sobre a construção deste novo ramal ferroviário sejam concluídos ainda neste ano de 2025. Após aprovação do projeto, as obras deverão ser iniciadas em até seis meses, com previsão de conclusão em cinco anos.
Além do Ramal Anchieta, a Vale anunciou a doação do projeto básico do trecho que ligará Anchieta a Presidente Kennedy, parte essencial da ferrovia EF-118. Este segundo trecho, de 87 km, fortalece a integração logística e consolida o Espírito Santo como um hub estratégico para o transporte de cargas no Brasil.
“A nova ferrovia vai conectar diversos segmentos industriais e comerciais da região Centro-Oeste e dos municípios capixabas, principalmente Vila Velha, que abriga o maior complexo portuário do Estado. Este é um projeto estruturante que virá acompanhado de novas oportunidades e por isso se reveste de elevada importância econômica”, destaca Everaldo Colodetti, secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha.
Repactuação da EFVM
A repactuação da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) é outra boa notícia para a logística do Espírito Santo. O acordo foi assinado no final de dezembro de 2024 pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho.
“Essa repactuação é o primeiro passo para realizar a conexão ferroviária entre a Grande Vitória e o Sul do Espírito Santo e, depois, com o Rio de Janeiro. Trata-se de um avanço estratégico que vai melhorar a logística e a competitividade de Vila Velha e do próprio Estado”, avaliou Colodetti.