27.1 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Vila Velha ganha modernização na iluminação pública

A praça Duque de Caxias em Vila Velha e as ruas do entorno, foi o local escolhido para começar a modernização da iluminação pública da cidade.

Por Leulittanna Eller

Os postes receberão luz com tecnologia Led e telegestão. Foram 62 novas luminárias de led e até o dia 10 de novembro outras 34 serão substituídas.

- Continua após a publicidade -

Monumentos públicos como o Teatro Elio de Almeida, também na praça, vai receber uma nova iluminação de destaque. Projetores com luzes coloridas serão instalados para dar destaque ao local. A substituição das 96 luminárias que fazem parte dessa região começou no sábado (24) com previsão de término para o dia 10 de novembro.

O Convento da Penha, que recebeu iluminação de Led em 2017, e agora a praça, serão modelos de como ficará a cidade ao longo de 2021, período em que a nova concessionária do serviço deverá substituir os 35 mil pontos da cidade por luminárias de Led. É o primeiro passo para estruturar a cidade para agregar sistemas inteligentes.

“É um avanço muito grande. Foi um salto extraordinário”, avalia o prefeito Max Filho, sobre o início da modernização do parque, após a conclusão bem-sucedida da Parceria Público-Privada da Iluminação Pública.

A nova concessionária liderada pelo grupo paulista Splice Industria, Comércio e Serviços assinou recentemente o contrato da PPP para os próximos 20 anos. A modernização do sistema pode reduzir em até 50% o consumo de energia elétrica. Inicialmente, as empresas responsáveis pelo serviço vão investir R$ 110 milhões no sistema de iluminação pública do município.

Além da telegestão em mais de 40% do sistema, o projeto também prevê a expansão, a iluminação de destaque em monumentos culturais e históricos, praças, orla e vias importantes da cidade, além de permitir que serviços adicionais sejam agregados, como wifi, controle de semáforos, videomonitoramento, vagas de estacionamento, leitura de hidrômetro e até a identificação de disparos de arma de fogo, controle de tráfego e o cerco eletrônico para inibir o furto de veículos.

A iniciativa foi viabilizada depois da realização, em etapas, da Parceria Público-Privada (PPP), incluindo o leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que contou com ampla participação da iniciativa privada, com 31 empresas em 11 consórcios empresariais. Na ocasião, o Consórcio Empresarial SRE – IP Vila Velha, apresentou uma contraprestação 62% abaixo do limite máximo estabelecido pelo município, um dos mais baixos já registrados no país.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA